Covid-19: cemitérios do DF limitam tempo de enterros e velórios
Determinações visam frear risco de contágio pelo novo coronavírus. Capital do país tem 34 casos confirmados da doença
atualizado
Compartilhar notícia
Os cemitérios do Distrito Federal anunciaram, nessa quarta-feira (18/03), que irão adotar medidas em função da pandemia do novo coronavírus. Agora, os velórios deverão ter duração máxima de duas horas, enquanto o cortejo não poderá passar de 30 minutos.
Além disso, será permitida a presença de apenas 10 pessoas por vez dentro das capelas durante os velórios. Caberá aos próprios familiares o controle de entrada e saída de parentes e amigos do velado.
Ao Metrópoles, a assessoria de imprensa da concessionária Campo da Esperança afirmou que as medidas foram aprovadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). No momento, as determinações estão sendo colocadas em prática.
Mais cedo, o Governo do DF (GDF) suspendeu atividades em parques, feiras populares, boates e casas noturnas. O texto inclui na lista de estabelecimentos que devem permanecer fechados o Zoológico de Brasília e “parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e afins”.
Números do DF
O DF tem 34 casos confirmados da doença, sendo cinco de transmissão local e 191 suspeitos.
O secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, afirmou que o “bem mais precioso a ser defendido agora é a vida das pessoas”. Ele ressaltou que, neste momento, a maior arma que há é a informação. “Há a necessidade de as pessoas se manterem afastadas, terem consciência”, completou o chefe da pasta.