Covid-19: casos vão a 520 na Papuda, onde Drive Thru de testes será montado
Outra medida de prevenção adotada pela pasta foi abrir chamado para contratar hotéis que possam hospedar policiais penais durante pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
O complexo penitenciário da Papuda tem 520 casos de coronavírus confirmados, entre servidores e detentos. O número foi divulgado pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) no último boletim epidemiológico da pasta. São 54 ocorrências a mais que o último levantamento, publicado na quinta-feira (07/05).
Na intenção de conter a disseminação do vírus, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) iniciou a fase de testagem “drive-thru” para servidores. Ainda, a pasta abriu chamado para contratar hotéis que possam hospedar policiais penais durante a pandemia.
De acordo com o boletim da Sesipe, 110 policiais penais estão com teste positivo para o coronavírus e 41 se encontram recuperados da doença. Em relação aos presos, 279 estão com a Covid-19 e 90 foram contaminados mas já estão curados. Ou seja, há 389 casos ativos e 131 recuperados. Parte dos que testaram positivo ainda aguarda a contraprova.
“Até o momento, já foram aplicados, pela Secretaria de Saúde (SES), quase 2,1 mil testes em internos e policiais penais no DF”, informou a subsecretaria.
Segundo o subsecretário da Sesipe, delegado Adval Cardoso, as iniciativas têm se mostrado eficazes, pois, apesar de o número representar cerca de 67% dos casos detectados no sistema prisional brasileiro, de acordo com o Painel Covid-19 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o DF possui atualmente uma taxa de 0% de letalidade. “No restante do país, 22 internos morreram da doença até o momento”, afirmou.
Internação
Cinco policiais penais estão internados em decorrência da Covid-19. Dois deles no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e três na rede hospitalar particular do DF. Dez internos que apresentaram sintomas da doença estão, por precaução, no Hran. Um deles tem comorbidade e necessita de cuidados especiais. Os demais apresentam sintomas moderados.
“Os internos que apresentarem algum tipo de agravamento no estado de saúde são imediatamente encaminhados para o hospital. Os demais contaminados são acompanhados por equipes de saúde nas próprias unidades prisionais”, explicou Cardoso.
Dos policiais penais confirmados, nove são do Centro de Detenção Provisória (CDP), 16 do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), 42 da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I), 23 da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II), oito do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), nove da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) e três servidores da Sesipe. Dos policiais recuperados, 17 são do CDP, 19 do CIR, dois da PDF-II e três da DPOE.
Dos internos, 37 são do CDP, 52 do CIR, 164 da PDF I, 21 da PDF-II, dois da Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) e três do CPP. Destacamos que os reeducandos identificados na PFDF haviam sido transferidos do CDP e, por testarem positivo ainda na triagem, foram isolados da massa carcerária. Dos reeducandos recuperados, 53 são do CIR, 18 do CDP, seis da PDF-I e 13 da PDF-II.