Covid-19: casal do DF relata drama por não conseguir sair dos EUA
Os dois viajaram para o país norte-americano no último dia 6 de março e não sabem como farão para voltar a Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O que era para ser uma viagem de costa a costa pelos Estados Unidos, virou motivo de apreensão para um casal de brasilienses. De férias em solo norte-americano há 10 dias, Iuri Guerra Cardozo e Heidy Alessandra Schaffer (foto em destaque) vivem um drama após a companhia aérea American Airlines cancelar embarques e desembarques no Aeroporto Internacional de Brasília em função do risco de contágio pelo novo coronavírus.
O casal, agora, teme não conseguir voltar para a capital tão cedo, uma vez que a companhia suspendeu voos até 6 de maio. “Foi uma viagem bem planejada, cada parada, cada hotel. A gente já cumpriu 70% da viagem e, até então, estava tranquilo com relação ao coronavírus, tomando todas as precauções possíveis, evitando locais públicos, com muitas pessoas, higienizando as mãos”, explicou Iuri.
Desde que desembarcaram nos EUA, os dois visitaram, de carro, oito cidades do país. Atualmente, estão em Salt Lake, no estado de Utah. “Ao todo, gastamos uns R$ 35 mil, entre carro, hospedagem, viagem de avião, comida e compras. Quando soubemos da notícia dos voos cancelados foi que bateu o desespero. A gente não sabe o que fazer”.
O desespero faz os dois, inclusive, cogitarem interromper a viagem, agendada para acabar em 22 de março. “A gente liga para agência [de viagens] e eles não sabem informar.”
“As informações não nos norteiam. Estamos buscando, através das nossas interpretações do fatos, alguma alternativa. Nós pensamos em procurar um voo para o México e de lá ir ao Brasil. Estamos muito perdidos”, afirma Heidy.
Enquanto não recebem informações oficiais sobre o que devem fazer, os dois seguem viagem pela costa norte-americana. “Estamos com destino final em São Francisco. Com a possibilidade do cancelamento de todos os voos de entrada e saía daqui [Estados Unidos], que pode acontecer a qualquer momento, estamos literalmente ilhados”, finalizou a empresária.
Voos cancelados
Nesse domingo (15/03), a empresa American Airlines informou que reduzirá temporariamente 75% dos seus voos internacionais, incluindo todas as rotas para o Brasil. No Distrito Federal, o destino Brasília para Miami será afetado pela determinação.
As medidas são uma prevenção contra a expansão do coronavírus. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia anunciado, na última semana, que todas as viagens da Europa para o país estariam suspensas, com exceção de viajantes do Reino Unido, como forma de conter o avanço do novo coronavírus em território norte-americano.