Covid-19: 50 pessoas em situação de rua são vacinadas nesta segunda-feira
Mais 100 doses serão aplicadas no Centro Pop da Asa Sul nesta terça-feira (29/6) às 9h.
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) começou a vacinar, nesta segunda-feira (28/6), a população em situação de rua contra a Covid-19. Ao todo, 50 pessoas receberam a primeira dose do imunizante no Centro Pop, de Taguatinga. O local é especializado no atendimento ao público alvo.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social recebeu 950 doses da Janssen, destinadas para as pessoas em situação de rua, e 450 doses para os servidores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Lucimar Rosa Luiz, 45 anos, foi o último a receber a dose nesta manhã. “Eu não estava esperando ser vacinado hoje e não tenho medo do coronavírus. A vida já está tão ruim que o vírus não vai querer incomodar ninguém da rua não. Espero que essa doença não abrace a gente”, disse Lucimar, que está em situação de rua há oito anos.
Segundo a assistente social de equipe de Consultório na Rua, Ana Rosa, a vacina de dose única é importante para essa população, já que muitos não retornam para o Centro Pop com frequência. “Muitos são usuários e têm uma vida difícil. A dose única garante que eles fiquem imunizados e sigam com a vida que eles têm. Nós estamos trabalhando para que todos tenham acesso aos serviços de assistência à saúde”, conta.
A vacinação das pessoas em situação de vulnerabilidade social continuará ao longo dessa semana. Mais 100 doses serão aplicadas no Centro Pop da Asa Sul nesta terça-feira (29/6) às 9h.