metropoles.com

Covid: 156 mil moradores do Distrito Federal ainda não tomaram a primeira dose da vacina

As doses que estão sendo utilizadas para vacinar os atrasados são as 30 mil da Coronavac que o governador Ibaneis Rocha tentou trocar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço em idosos
1 de 1 Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço em idosos - Foto: Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal estima que cerca de 156 mil moradores da capital ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O total corresponde a cerca de 6% do público-alvo da campanha até o momento.

O número baseia-se nos cálculos que o GDF faz de população por faixa etária e o número de doses efetivamente aplicados. “Há pessoas que podem morar em regiões rurais, por exemplo, e não se deslocaram. Nós pretendemos fazer uma busca ativa para aplicar mais vacinas”, diz o secretário de Saúde do DF, general Pafiadache.

A informação foi anunciada em entrevista à imprensa da Secretaria de Saúde do DF, realizada nesta quinta-feira (2/9).

As doses que vêm sendo utilizadas para vacinar as pessoas atrasada são as 30 mil da Coronavac que o governador Ibaneis Rocha havia dito que tentaria trocar no Ministério da Saúde. Após não conseguir, elas passaram a ser remanejadas e também serviram para aplicação de D2.

Apesar de o número de 156 mil ser alto, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, não descarta a possibilidade de muitas dessas pessoas terem se vacinado em outro locais. “As explicações podem ser as mais diversas. A gente considera que a maioria pode ter se vacinado em cidades do Entorno, por exemplo”.

Vacinas para aplicação de D1 estão acabando

O Distrito Federal não tem mais estoque de vacinas para aplicação de primeira dose contra a Covid-19. A partir de agora serão usadas só as vacinas que já estão nos postos de saúde, sem previsão de reabastecimento.

Com isso, o número de postos de aplicação da D1 serão reduzidos. As informações foram anunciadas pelo subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Segundo o subsecretario, não há previsão de chegada de novas vacinas, mas há conversas entre a Secretaria de Saúde do DF e o Ministério da Saúde para acertar a questão. No final do dia, será avaliado quantas doses ainda existem nos postos e quais unidades ficarão abertas para a D1 contra a Covid.

O subsecretário ressaltou ainda que o Ministério da Saúde ainda não liberou vacinas para a D1, pois está esperando até o dia 15 para que os estados cheguem mais ou menos ao mesmo ponto de vacinação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?