Covid: 12 mil brasilienses se vacinaram em GO e 18 mil goianos no DF
Dado foi informado pelo governador do estado viziinho, Ronaldo Caiado, em publicação no Twitter, na manhã desta segunda-feira (19/4)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), informou, na manhã desta segunda-feira (19/4), que 12.293 brasilienses receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado vizinho ao Distrito Federal. De acordo com ele, 2.556 moradores do Distrito Federal foram contemplados com a segunda aplicação.
O dado foi divulgado por Caiado em publicação na sua conta do Twitter. Segundo o governador goiano, a imunização de brasilienses não será barrada em Goiás, uma vez que a campanha é do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ele ainda fez um apelo por “reciprocidade e respeito aos goianos que moram no Entorno e ajudam o DF a crescer diariamente com a força do trabalho e do conhecimento”. “E que episódios discriminatórios recentes, onde governantes do DF falaram de fechamento de divisa com Goiás, fiquem no passado”, destacou Caiado.
Veja, abaixo, a publicação:
Um dado interessante que comprova que só vamos sair dessa pandemia se os entes federados atuarem juntos: aqui em Goiás já foram aplicadas 14.849 doses da vacina contra a Covid-19 em moradores do Distrito Federal que procuraram nossos postos. Destas, 12.293 1ª dose e 2.556 2ª dose
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) April 19, 2021
Pessoas de fora vacinadas no DF
Na semana passada, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou os números de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus e que residem fora do DF. Segundo a pasta, são 52.342 doses aplicadas nesse tipo de situação. Dessas, 38.318 receberam a primeira (D1), e 14.024, a segunda (D2).
De acordo com levantamento da pasta distrital, pessoas de todas as unidades da Federação procuraram o DF para serem vacinadas. A maior parte veio de Goiás: 18.406 receberam a D1, e 7.326, a D2. De Minas Gerais, 4.697 pessoas vieram ao DF para serem imunizadas com a primeira dose, e 1.614 receberam o reforço.
Entre os moradores de outras unidades que mais procuraram o DF para se vacinar, há registros de residentes do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.