Correios levaram 325 toneladas em doações a MG após chuvas
Batizada de “Solidariedade Expressa em MG”, a edição da campanha chegou a transportar 200 toneladas por semana para cidades afetadas
atualizado
Compartilhar notícia
As vítimas das fortes chuvas registradas no fim de janeiro em Minas Gerais receberam, pelo menos, 325 toneladas de doações, como roupas, colchões e alimentos. O número integra o balanço parcial elaborado pelos Correios, que mantém a campanha Solidariedade Expressa para transportar donativos durante episódios de calamidade pública. No caso de Minas, 47 municípios foram atingidos pelas tempestades e o governo estadual contabilizou pelo menos 15 mil desabrigados.
“A solidariedade está no DNA dos brasileiros. Os Correios, como empresa brasileira, também têm em sua essência essa vocação solidária. Da mesma forma que fizemos em Mariana e Brumadinho, utilizamos nossa capilaridade e capacidade logística para ajudar essas famílias mineiras que tanto perderam com as fortes chuvas. Por meio dessa ação, seguimos fazendo o máximo ao nosso alcance para diminuir seu sofrimento e devolver a elas um pouco de dignidade”, disse à coluna o general Floriano Peixoto, presidente da empresa pública.
De acordo com a estatal, em uma semana apenas cerca de 200 toneladas de mantimentos foram recolhidas e destinadas aos desabrigados mineiros. Recentemente, a necessidade de ajuda foi reduzida e a demanda da Defesa Civil está restrita ao transporte de donativos coletados no interior com destino à Belo Horizonte e região metropolitana da capital.
Apenas nesta quarta-feira (12/02/2020), três rotas foram realizadas em Uberaba, Uberlândia e Unaí, resultando em aproximadamente 25 toneladas de doações. A campanha iniciada em 31 de janeiro deve se prolongar até a próxima semana, havendo previsão de mais algumas viagens para Manhuaçu, uma das regiões mais atingidas do estado.
Tempestades
A força das chuvas registradas em Minas Gerais durante o mês de janeiro desabrigaram famílias e causaram mortes. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil local, 54 pessoas morreram no estado por causa das tempestades.