metropoles.com

Corpo do ator Andrade Junior será enterrado na tarde deste domingo

Ele foi vítima de infarte na madrugada de sábado (04/05/2019). Cine Brasília recebeu amigos durante o velório do ator

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
Velório Andrade Júnior (9)
1 de 1 Velório Andrade Júnior (9) - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles

O ator Andrade Junior será enterrado às 17h deste domingo (05/05/2019), no cemitério Campo da Esperança de Sobradinho. Ele morreu após sofrer um infarto na madrugada de sábado (04/05/2019). O corpo do ator foi velado durante a noite de sábado e até às 15h deste domingo no Cine Brasília, na 106/107 Sul. Depois, amigos e familiares partiram, em carreata, para o sepultamento em Sobradinho.

Carismático e figura onipresente em curtas-metragens de jovens cineastas do Distrito Federal, Andrade Junior, com mais de 100 produções na biografia, recebeu homenagens póstumas de fãs, políticos e artistas do cinema e da cena teatral de todo o país. O ator também foi prestigiado com um minuto de silêncio no encerramento do Jornal Hoje, da TV Globo.

Nas redes sociais, um dos primeiros a lamentar a morte de Andrade foi cineasta Nirton Venancio. “Sábado amanhece triste em Brasília com a morte do ator Andrade Junior. Onipresente nos filmes, onipresente em nossos corações… Oh, indesejada das gentes, pisa devagar”, escreveu.

“É com muito pesar e tristeza que o teatro e o cinema brasilienses receberam a notícia do falecimento do ator Andrade Junior”, comentou o ex-presidente do Senado Federal Eunício Oliveira (MDB-CE), no Twitter.

O ex-secretário de Cultura do Distrito Federal Guilherme Reis também usou as redes sociais para se despedir: “O Andrade Junior deixará todos nós com muitas saudades. A vida é curta e intensa. Perdemos um grande amigo, amigo de tanta gente, um companheiro amoroso, um grande ator. Perdemos a presença feliz do Andrade”, escreveu.

Amigos e familiares homenageiam Andrade Junior em velório no Cine Brasília. Veja as fotos:

10 imagens
1 de 10

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
2 de 10

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
3 de 10

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
4 de 10

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
5 de 10

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
6 de 10

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
7 de 10

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
8 de 10

9 de 10

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
10 de 10

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles

Titular da coluna Tipo Assim, do Metrópoles, e autor de teatro, Sérgio Maggio foi outro a se manifestar. “Querido, seu sorriso, o som de sua gargalhada, sua generosidade na plateia. O abraço apertado. Tantos filmes e 1001 Andrades nas telas. Um homem apaixonado nos deixa por aqui, bem tristes”, lamentou.

O local da despedida foi anunciado por Cássia Andrade, filha do ator, no Facebook. “O velório do meu pai será no Cine Brasília, o corpo deve chegar por volta das 21h”, informou. Ela também escreveu: “Toda Brasília está comovida e vamos juntos vê-lo no telão”.

3 imagens
1 de 3

Facebook/Reprodução
2 de 3

3 de 3

 

Trajetória
O ator chegou a somar mais de 100 produções de audiovisual no currículo. Em 2014, foi homenageado durante o 3º Festival Curta Brasília, na mostra O Cinema de Andrade Junior, com a exibição de parte de suas obras, como Defunto Vivo (1992), Tepê (1999), Macacos me Mordam (2005), Nada Consta (2007) e O Egresso (2011).

O artista colecionava participações relevantes no cinema nacional também. Em 2018, por exemplo, contracenou com Dira Paes na gravação do ainda inédito longa-metragem Pureza, dirigido por Renato Barbieri. Na obra, Andrade interpretou um senhor de escravos da era moderna.

A importância do intérprete, mais uma vez, foi reconhecida em 2016, quando os cineastas Érico Cazarré e Victor Pennington produziram um documentário sobre sua vida e obra, intitulado A Louca História de Andrade Junior.

Séries globais
Fora do reduto cinéfilo dos festivais, Andrade Junior ganhou notoriedade por participar de dois especiais de fim de ano da TV Globo. O primeiro deles foi em 2017, no filme Meio Expediente. O longa conta a história de um servidor público que ficou de fora de um bolão premiado na firma. Andrade deu vida a Gadelha, uma espécie de Papai Noel da vida real.

Em 2018, o artista voltou a estampar a telinha da emissora carioca: em Fuga de Natal, atuou em companhia de colegas de mais de 40 anos de tablado, como Chico Sant’Anna, Paula Passos e João Antonio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?