Corpo de dom Evangelista é enterrado na cripta da Catedral de Brasília
Velório do bispo auxiliar emérito de Brasília ocorreu na manhã deste sábado, na Catedral, com uma missa de corpo presente
atualizado
Compartilhar notícia
A Arquidiocese de Brasília. transmitiu, ao vivo, o velório e a missa de corpo presente do dom João Evangelista Martins Terra, bispo auxiliar emérito de Brasília, que morreu na manhã dessa sexta-feira (11/3), aos 97 anos, após semanas internado em um hospital do DF.
Morre bispo emérito de Brasília dom João Evangelista, aos 97 anos
O velório aconteceu neste sábado (12/3), na Catedral Metropolitana de Brasília. A missa de corpo presente começou as 11h. O sepultamento será realizado na cripta da Catedral, após a cerimônia.
Nascido em 7 de março de 1925, na cidade de Jardinópolis, em São Paulo, João Evangelista foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1956, no Rio de Janeiro.
Ele ingressou na Companhia de Jesus em 1964, recebendo a Ordenação Episcopal na cidade de São Paulo, em 1988. Seu lema episcopal era: “Cum Christo Et In Ecclesia” – “Com Cristo e Na Igreja”. Entre os anos de 1994 a 2004, atuou como bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.
Dom Evangelista adquiriu o título de doutor nas seguintes áreas: Teologia, Filosofia, Sagrada Escritura, Arqueologia e em línguas semíticas.
O religioso é considerado um biblista de renome, autor de mais de 220 obras publicadas por vários países do mundo, por onde viajou e trabalhou; inclusive em Roma, onde passou 10 anos, trabalhando no jornal L’Osservatore Romano e servindo aos Papas, na época, João Paulo II e Bento XVI.
Atualmente, o bispo residia em Brasília e era o responsável pelo Instituto Divino Mestre, que ele próprio fundou com o objetivo de formar professores para os seminários nacionais e internacionais.