metropoles.com

Coronel preso pelo 8/1 será tratado na rede pública após crise na PMDF

Com crise em área de saúde mental na PMDF, coronel preso pelo 8/1 pediu e Justiça acatou tratamento psiquiátrico na rede pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
coronel paulo josé cpi
1 de 1 coronel paulo josé cpi - Foto: null

O cenário de crise na saúde mental da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fez com que a Justiça autorizasse um PM detido a ter atendimento fora da corporação. O coronel Paulo José Ferreira, preso em investigação relacionada ao 8 de Janeiro, teve “autorizado o encaminhamento à rede pública de saúde” para atendimento psiquiátrico.

A decisão é da Vara de Execução Penais (VEP), do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT). Em janeiro de 2024, a PMDF teve expostos diversos problemas relativos à saúde mental da tropa, após a morte de dois militares no Recanto das Emas, quando um dos homens, com problemas psiquiátricos, atirou no outro e tirou a própria vida.

Como o Metrópoles mostrou, a Polícia Militar do DF conta com apenas um médico psiquiatra, que estava de férias obrigatórias no período entre os dias 8 e 22 do último mês. Ao todo, 13 mil PMs do Distrito Federal foram afastados do trabalho em 5 anos. Em 2023, em média, a cada dia, seis tiveram de se ausentar das atividades policiais por estarem em sofrimento psíquico.

A Justiça, então, autorizou o tratamento do coronel Paulo José na rede pública, fora do sistema de saúde próprio da corporação. À princípio, apenas atendimentos de emergência de detidos são feitos nos hospitais da rede pública.

A Vara de Execução Penais ainda solicitou que a equipe de saúde prisional se manifeste “expressamente acerca da eventual necessidade de recebimento de tratamento médico particular” para o coronel.

Paulo José já estava em tratamento psiquiátrico desde 2017, como citou em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Ele desempenhava atribuições administrativas na PMDF e estava sem o porte de arma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?