metropoles.com

Coronel da PMDF que era da Inteligência no 8/1 é exonerado

Publicação no DODF traz exoneração do coronel Jorge Henrique da Silva Pinto, que estava na Comunicação, e fazia parte da Inteligência no 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
cldf-coronel-pmdf-cpi-atos-antidemocráticos
1 de 1 cldf-coronel-pmdf-cpi-atos-antidemocráticos - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O coronel Jorge Henrique da Silva Pinto, da Polícia Militar, teve exoneração publicada no Diário Oficial do Distrito Federal nesta sexta-feira (26/1). Ele estava na Comunicação da PMDF, e fazia parte da Inteligência no 8 de Janeiro.

A exoneração retira o coronel Jorge Henrique do cargo de chefe do Centro de Comunicação Social do Comando-Geral da Polícia Militar do DF. No 8/1, ele era coordenador de Assuntos Institucionais da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, em março de 2023, o coronel disse que a Inteligência da PMDF chegou a avaliar as manifestações marcadas para 8 de janeiro como atos de “nível de risco baixo”.

O ex-coordenador de Assuntos Institucionais da Subsecretaria de Inteligência fez ao menos sete avisos antes dos atos extremistas. Em 7 de janeiro de 2023, o coronel enviou mensagens de alerta em um grupo com autoridades da Segurança Pública sobre a chegada à capital federal de bolsonaristas com intenção de compor o movimento chamado “Tomada do Poder”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?