Coronavírus: UnB doa protetores faciais a hospitais do DF
Ao todo, foram 151 equipamentos entregues nas varias unidades de saúde da capital do país
atualizado
Compartilhar notícia
Foram entregues, nesta quinta-feira (09/04), 50 unidades de protetores faciais ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Doados como parte do projeto Produção Vida 2020, uma ação conjunta entre o Laboratório Aberto de Brasília (LAB), Universidade de Brasília (UnB), Finatec e iniciativa privada, os equipamentos totalizam um total de 151 concedidos a vários hospitais do Distrito Federal.
Os protetores foram feitos a partir do uso de impressoras 3D. Além do Hran, contemplado com 100 unidades, o Hospital Odontológico de Taguatinga recebeu 15, o Hospital Regional do Gama (HRG) teve 32 e outras quatro foram destinadas à equipe de produção de álcool do Instituto de Química (IQ) da UnB. A grande vantagem do produto é a possibilidade de reutilizar após higienização.
Uma parceira importante também na realização de toda a parte de tecnologia do projeto é a Cotidiano Aceleradora, que está prestando todo o auxílio necessário nessa ideia a fim de ser colocada em prática. Conforme explica Eduardo Pinto, Diretor de Marketing da empresa, este é o tipo de trabalho que eles buscam apoiar. “A gente investe em ideias que tenham impacto social, que facilitam a vida do cidadão”, resume.
Confira o depoimento da responsável pelo núcleo de qualidade e segurança do paciente, Janine Montefusco
Aos que estiverem interessados em ajudar, doações podem ser feitas pelo site da Finatec. O projeto precisa de grande quantidade de álcool 70% ou mais, rolos de papel toalha, luva para corte de borracha, luva de látex, água sanitária, saco de lixo azul, rolo de papel grau cirúrgico para esterilização no tamanho 30 cm x 100 m, material para manutenção de impressoras e, até mesmo, café e lanche.
A equipe direta na manufatura dos protetores é formada por 10 alunos de graduação e pós-graduação da UnB. O projeto precisa de ajuda, também na mão de obra. Os alunos que estiverem interessados em participar da realização do projeto, devem entrar em contato com as empresas juniores e o Centro Acadêmico da faculdade para solicitar a entrada.