metropoles.com

Coronavírus: TCDF fará fiscalização específica para gastos do GDF

Por causa do período de pandemia da Covid-19, Corte elabora um planejamento que afasta a aplicação de alguns dispositivos da LRF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Um planejamento de fiscalização específico para os gastos do governo do Distrito Federal (GDF) para o combate à pandemia do novo coronavírus está sendo feito. O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) levou em consideração decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.

De acordo com o STF, a aplicação de alguns dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pode ser afastada durante o período da pandemia. Isso porque há a necessidade de medidas excepcionais, urgentes e imprevisíveis por parte da administração pública.

Os conselheiros do TCDF, em sessão virtual realizada na  quarta-feira (08/04), destacaram essa medida, que influencia na fiscalização realizada pelos Tribunais de Contas do país.

Assim, não deve ser analisados gastos pontuais, “sendo necessário um exame mais complexo e abrangente das medidas adotadas pelo GDF e do impacto dessas despesas no orçamento distrital”, aponta a Corte. Na opinião dos conselheiros, o órgão deve reforçar o caráter pedagógico para orientar os gestores públicos.

O corpo técnico do TCDF elabora o planejamento de fiscalização. Assim que ficar pronto, será analisado pelo Plenário da Corte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?