metropoles.com

Coronavírus: sindicato vai à Justiça para fechar creches do DF

O decreto do GDF que suspendeu as aulas nas escolas públicas e privadas não engloba estabelecimentos para crianças de 0 a 5 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Sindicato do Professores da Entidades de Ensino Particulares do Distrito Federal (Sinproep-DF) vai entrar com pedido liminar na Justiça para suspender as aulas nas creches conveniadas ao governo local. A intenção é proteger do coronavírus os profissionais da educação e crianças de 0 a 5 anos que frequentam os locais.

O decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha que determinou a paralisação das atividades em instituições de ensino, faculdades e universidades por um total de 20 dias, não inclui creches e CEPIs. A alegação do secretário de Educação, João Pedro Ferraz, é que os estabelecimentos não entram na categoria de escolas. Ele considera ainda as unidades pequenas, com média de pouco mais de 150 crianças.

Porém, o diretor-jurídico do Sinproep, Rodrigo de Paula, discorda e entende que tal medida contribui para a disseminação do vírus. “Entendemos que as creches têm uma questão social, mas o risco do momento é muito maior. O coronavírus está se espalhando. Os professores circulam, as crianças voltam para casa. São cerca de 90 creches conveniadas. Concluímos o documento e vamos acionar a Justiça”, disse.

Além disso, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Gebreyesus, afirmou, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (16/03), que ao contrário do propagado, há mortes, sim, de crianças por coronavírus. Embora a doença seja particularmente perigosa para idosos, o órgão ainda não havia reconhecido casos de óbito infantil.

“Esta é uma doença séria. Embora a evidência que temos sugira que aqueles com mais de 60 anos corram maior risco, jovens, incluindo crianças, morreram”, afirmou o representante da OMS.

Gebreyesus explicou que as medidas de isolamento social — como as adotadas no Brasil, com o fechamento de escolas e academias — são justificadas pela escalada de casos no mundo. A Itália, por exemplo, já registrou mais de 1,8 mil mortes pelo coronavírus.

Os patrões, representados pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), concorda com o Sinproep-DF e também defende  encerramento das atividades nas creches . “Primando pela saúde dos estudantes, colaboradores e familiares, o Sinepe-DF entende que a interrupção das atividades escolares e isolamento social é a medida profilática mais eficaz e solicita que as escolas filiadas conscientizem sua comunidade escolar sobre a necessidade de uma ação conjunta neste momento”, opinou o presidente do Sinepe, Álvaro Domingues.

Movimento nas creches

Presidente da Obras de Assistência à Infância e à Sociedade (OASIS) e dona de três creches conveniadas com o GDF, Roberta Fernandes de Morais Ribeiro ressalta que os profissionais precisam pegar transporte público todos os dias para irem trabalhar e que alguns estão na idade de risco. Ela argumenta ainda que creche é instituição de ensino e deveria obedecer as mesmas regras das escolas previstas no decreto de prevenção à doença.

“Temos crianças que têm asma, problemas respiratórios. Alguma medida precisa ser tomada. A OMS já disse que há mortes entre crianças. É um caso de calamidade pública”, alertou.

Em nota, a Secretaria de Educação do Distrito Federal reafirmou que a única orientação da pasta foi pelo cumprimento do Decreto n°40.519, de 14 de março de 2020. “Com relação às creches, as públicas vão funcionar, mas fica a critério das privadas o funcionamento.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?