Coronavírus: servidor do DF deve pedir atestado pela internet
GDF suspende apresentação presencial de documentos. Solicitações devem ser realizadas digitalmente ou pelo telefone 156
atualizado
Compartilhar notícia
Para diminuir a circulação de pessoas e preservar a saúde dos servidores públicos e da população contra o novo coronavírus, o Governo do Distrito Federal (GDF) suspendeu a apresentação presencial de atestados médicos. Pedidos deverão ser feitos digitalmente.
Segundo portaria publicada no Diário Oficial do DF (DODF), nesta segunda-feira (27/04), o comparecimento presencial para as perícias médicas do governo local está suspenso até 31 de maio.
A decisão vale para servidores da administração direta, autarquias e fundações. Tem caráter provisório e pode ser suspensa a qualquer momento. Para frear a disseminação da Covid-19, o governo proibiu atividades e não há previsão para reabertura de escolas.
Site
A portaria é assinada pelo secretário de Economia do DF, André Clemente. A homologação de atestados pode ser feita pelo site siapmed.df.gov.br. A opção é o telefone 156. O servidor deverá assinar declaração de veracidade dos documentos apresentados.
Também serão exigidas cópias digitais do receituário ou do atestado médico. As solicitações serão analisadas pela Gerência de Medicina Forense (Gemed). O prazo para avaliação começa a contar a partir do dia seguinte à apresentação do pedido.
As homologações de atestados solicitadas entre 12 de abril e esta segunda-feira (27/04) estão convalidadas, ou seja, aprovadas. A portaria entrou em vigor a partir da publicação.
No patamar federal, o coronavírus gerou outros efeitos nesta segunda. O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez um apelo aos servidores para que não peçam aumento até o próximo ano.