metropoles.com

Coronavírus: saiba o que você pode fazer sem sair de casa no DF

Pedido de comida, registro de ocorrências e pagamento de contas estão entre as alternativas que podem ser resolvidas remotamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Brasília (DF), 08/02/2019  – Evento: Entregadores da Uber usam bicicletas para se locomover –  Local Recanto Favorito (411 Norte)/Plaza Shopping (110/111 Norte) Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 08/02/2019 – Evento: Entregadores da Uber usam bicicletas para se locomover – Local Recanto Favorito (411 Norte)/Plaza Shopping (110/111 Norte) Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A chegada do novo coronavírus ao Distrito Federal alterou a rotina dos brasilienses. Com as crianças sem aulas, empresas aderindo ao regime de teletrabalho e órgãos suspendendo atendimentos, os moradores da capital buscam alternativas, agora, para resolver os problemas cotidianos mesmo sem precisar sair de casa.

Com a recomendação de não saírem às ruas, até mesmo para realizar refeições, em função do risco de contágio, os brasilienses têm aumentado o uso dos aplicativos de delivery de comida.

Entre as plataformas mais comuns, estão UberEats e iFood. Os Apps viram a demanda crescer durante a pandemia e ofertam, diariamente, descontos e promoções especiais para atrair novos consumidores. Alguns chegam a ter pratos por valores inferiores a R$ 1.

Há opções, também, para quem está impedido de sair de casa para fazer compras. O Rappi, por exemplo, entrega em domicílio produtos vendidos em supermercados e até atacadões. Alguns mercados também realizam entregas, a serem solicitadas por telefone ou pela internet.

As farmácias do DF, por sua vez, estão se mobilizando para responder as demandas de medicamentos. O serviço também deverá ser solicitado aos estabelecimentos comerciais via telefone.

Outros serviços

Outro serviço que pode ser feito remotamente é o pagamento de contas. Em função do fechamento de unidades, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) decidiu adotar medidas para amenizar os efeitos negativos da pandemia.

Entre elas, está a prorrogação por 60 dias dos vencimentos de dívidas de pessoas físicas e micro e pequenas empresas. Os cinco maiores bancos associados – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander – aderiram à proposta.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) disponibiliza aplicativo para que o consumidor quite as dívidas via smartphone. No site da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), também é possível realizar emissão de vias de documento, além de parcelamento de débitos e revisão da conta.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) comunicou, nesta semana, que irá realizar, entre os dias 30 e 31 de março, um leilão de veículos com lances oriundos apenas da internet pela primeira vez na história. A medida é considerada uma forma de enfrentamento de emergência contra o novo coronavírus.

Ao todo, serão 1.200 bens, entre carros e motocicletas leiloados. No primeiro dia (30/03), apenas as 940 sucatas estarão disponíveis para ofertas. Na terça-feira (31/03), aqueles 260 considerados como conservados, que podem circular, serão colocados como aptos a receber os lances.

O Portal de Serviços do Detran é uma alternativa de atendimento ao cidadão pela internet. Por meio da ferramenta é possível ter acesso a 14 serviços on-line, basta realizar o cadastro. Quem tiver dúvidas sobre os serviços do portal poderá saná-las pelo telefone 154.

Segurança

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ainda não anunciou medidas como suspensão de atendimentos em função do risco da doença. Por isso, as delegacias seguem operando normalmente. O registro de ocorrências através do site da corporação é uma alternativa para evitar o contágio.

A PCDF permite que sejam computados, virtualmente, boletins referentes a acidentes de trânsito, extravio de documentos, perturbação, ameaça, maus-tratos aos animais, ofensas raciais, estelionatos e furtos.

A Polícia Militar do DF (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) seguem operando normalmente. Já a Polícia Federal (PF) limitou os serviços de emissão de passaportes e regularização migratória no Distrito Federal apenas às situações consideradas como de urgência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?