metropoles.com

Coronavírus: Procon e DF Legal fiscalizam preços abusivos

Procon deu início à fiscalização nas farmácias do DF. Visitou 38 estabelecimentos e notificou quatro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Procon e o DF Legal promovem, a partir deste domingo (15/03), uma força-tarefa com ações de fiscalização nas farmácias do Distrito Federal.

A ação conjunta visa checar aumento abusivo de preço e ocultação de produtos de proteção contra o novo coronavírus, como álcool em gel, luvas e máscaras.

O órgão, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), alerta os consumidores a denunciarem os estabelecimentos que estiverem praticando o abuso.

Em função da pandemia, o Procon já deu início à fiscalização nas farmácias do DF visitando 38 estabelecimentos e notificando quatro deles.

Conforme o decreto 40.520, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal deste sábado (14/03), será considerado abuso do poder econômico a elevação de preços, sem justa causa, com o objetivo de aumentar arbitrariamente os valores dos insumos e serviços relacionados ao enfrentamento do Covid-19, na forma do inciso III do art. 36 da Lei Federal n° 12.529, de 30 de novembro de 2011, e do inciso II, do art. 2° do Decreto Federal n° 52.025, de 20 de maio de 1963, sujeitando-se às penalidades previstas em ambos os normativos.

Canais de denúncia: o Procon-DF atende o consumidor por telefone, e-mail ou nos postos presenciais. Telefone: 151, 3218 -7718 (dias úteis) e email: 151@procon.df.gov.br.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?