metropoles.com

Coronavírus: Plano Piloto é a RA que menos respeita o isolamento

Uma média de 50,4% das pessoas da área central de Brasília se mantiveram em quarentena. Na outra ponta, está o Riacho Fundo 2, com 79,1%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
jk coronavírus DF distrito federal
1 de 1 jk coronavírus DF distrito federal - Foto: Metrópoles

No Distrito Federal, a população do Plano Piloto é a que menos respeita o isolamento social causado pelo coronavírus. Desde 12 de março, primeiro dia com medidas restritivas em vigor, uma média de 50,4% das pessoas da área central de Brasília se mantiveram em quarentena. Em seguida ficaram Águas Claras (54,8%) e Guará (56,5%).

Na outra ponta, Riacho Fundo 2 (79,1%), Sobradinho 2 (75%) e Varjão (75%) entraram no pódio como as RAs que mais adotaram a quarentena.

Os números foram coletados pela Inloco, empresa de tecnologia especializada em geolocalização. O (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, analisou as informações.

Confira a média de isolamento da população desde o início das medidas de contenção do coronavírus: 

 

Apesar de o Plano Piloto estar em último lugar no ranking desde 12 de março, a Região Administrativa melhorou o índice de isolamento médio. Entre 12 e 18 do mês passado, uma média de 50,4% das pessoas estavam de quarentena na área central da cidade, e o número aumentou para 55,7% na semana de 6 a 12 de abril, a última com dados disponíveis. O crescimento de 5,3 pontos percentuais foi o terceiro maior entre todas as RAs, mas não o suficiente para tirar a região da última posição e nem aumentar a sua média geral.

Segundo o médico Alexandre Cunha, vice-presidente da Sociedade de Infectologia do DF, ainda é cedo para entender esses dados. “Todas as análises neste momento são especulativas, ainda estamos tentando mapear como a sociedade está se comportando em meio à pandemia, mas tudo muda de forma muito rápida”, disse.

O especialista acrescenta, entretanto, que o Plano Piloto é o polo econômico do Distrito Federal, por isso existe uma movimentação mais intensa em suas ruas. “As pessoas saem das Regiões Administrativas para trabalhar na área central, provavelmente é por isso que as cidades dormitórios aparentam estar mais quietas”, explica.

Por fim, o infectologista destaca a importância de manter o isolamento social. “Essa é a única certeza no momento. Os países que flexibilizaram muito cedo ou demoraram para impor a quarentena estão pagando por essa decisão, como Estados Unidos, Espanha e Itália. Portugal, por outro lado, atuou cedo e está com o número de casos controlados e o sistema de saúde funcionando dentro da sua capacidade”, disse.

Feriado

Durante a Semana Santa, 26 das 29 RAs aumentaram o isolamento social. Segundo as informações coletadas pela Inloco, apenas Brazlândia, Jardim Botânico e Planaltina tiveram média menor durante o feriado.

No Jardim Botânico, a média ficou 5,7 pontos percentuais menor durante o feriado. Seguido de Brazlândia (2,1) e Planaltina (1,4).

Correlação entre casos e isolamento

O isolamento social é a principal recomendação dos especialistas, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para diminuir os efeitos negativos da pandemia de coronavírus. Ao inibir o contato social, ameniza-se o contágio da doença e dilui-se no tempo a quantidade de casos graves, o que evita o colapso do sistema médico.

Quando o índice de isolamento social médio é cruzado com a quantidade de casos apurados em cada uma das RAs, o que ocorreu no dia 12 de abril, a correlação entre os dois é significativa. Quanto maior o índice médio de quarentena, menor a quantidade casos. O cálculo de correlação vai de -1 a 1. Quanto mais perto das pontas, maior a correlação. Quanto mais perto do meio da escala – o número 0 –, menor a correlação. Nesse caso, a correlação é de -0,68.

É importante ressaltar que correlações não são causalidades. Para se chegar à causa, é necessária uma investigação aprofundada que leva em conta todos os elementos que podem influenciar na situação. No caso da doença, outra correlação existente é entre a renda média da RA e o número de casos.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?