Coronavírus: oficial de Justiça procura marido de paciente
Justiça determinou que André Luís Souza Costa da Silva fique em isolamento domiciliar até que saiam resultados de exames
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que André Luís Souza Costa da Silva, 45 anos, marido da paciente com o novo coronavírus na capital do país, fez exames laboratoriais na rede privada a fim de saber se os resultados vão apontar a presença do Covid-19. Agora, a Justiça está atrás do homem para que seja cumprida decisão que determina o isolamento dele.
A Procuradoria-Geral do Distrito federal (PGDF) pediu à Justiça, na noite de segunda-feira (09/03), que André Luís fosse intimado com urgência para fazer a coleta de material.
“Dessa forma, conforme decisão do Juízo da 8ª Vara de Fazenda Pública do DF, em atendimento à ação ajuizada pela PGDF, o requerido deve se manter em isolamento domiciliar até a divulgação do resultado, previsto para esta terça-feira, 10 de março”, diz nota da procuradoria.
O descumprimento da decisão pode resultar em multa de R$ 5 mil a R$ 20 mil, conforme informou a coluna Grande Angular. Por volta das 12h, um oficial de Justiça, com máscara no rosto, bateu à porta de um endereço atribuído a André Luís mora (foto em destaque). Aparentemente, não havia ninguém na residência.
Inicialmente, a Justiça acreditava que ele morava na residência. Contudo, trata-se de um escritório da família.
“A situação permanecerá em acompanhamento pela Secretaria de Saúde do DF e, se o resultado for positivo, serão adotadas medidas de acordo com protocolo do Ministério da Saúde”, assinala a PGDF.
De acordo com decisão da juíza Raquel Mundim Moraes Oliveira Barbosa, da 8ª Vara de Fazenda Pública do DF, há perigo de dano manifesto. “Basta lembrar que o potencial lesivo da epidemia em termos de transmissibilidade é tamanho que pôs em alerta geral todo o mundo, com repercussões que ultrapassam a preocupação exclusiva com a saúde, refletindo de forma contundente, inclusive, sobre a economia global”, ressalta a magistrada.
O Governo do Distrito Federal (GDF) acionou a Justiça para que o marido da mulher de 52 anos internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) com coronavírus passe por quarentena. O GDF quer obrigar André Luís Souza Costa da Silva a ficar em isolamento domiciliar.
Contaminação
André Luís viajou com a esposa para o Reino Unido e a Suíça recentemente. A mulher começou a apresentar os sintomas em 26 de fevereiro, mas somente deu entrada no pronto-socorro do Hospital Daher, no Lago Sul, no dia 4 de março, com febre, tosse e secreções.
No dia seguinte, a paciente foi transferida para o Hran, unidade de referência para casos da doença no DF. Por causa da ida da mulher para a UTI do centro de saúde, na sexta-feira (06/03), o andar onde funcionam 10 leitos de terapia intensiva foi esvaziado para recebê-la.
Os pacientes que antes estavam internados no setor precisaram ser realocados em outras unidades de saúde do DF. Até agora, a mulher é o único caso confirmado de Covid-19 no DF.
Na semana passada, o marido dela já era considerado caso suspeito e chegou a ficar em isolamento no Hran, segundo a Secretaria de Saúde, no mesmo ambiente da esposa.
No entanto, conforme fontes do hospital relataram à reportagem, o homem nunca chegou a ficar em isolamento. “Ele entra e sai do hospital o tempo todo”, afirmou um funcionário.
A reportagem não conseguiu contato com André Luís até a última atualização desta matéria. O espaço continua aberto.