Coronavírus: número de passageiros do DF ao Entorno cai 60%
Governo de Goiás chegou a impedir transporte de passageiros entre regiões atingidas pela Covid-19, mas a ANTT rechaçou medida
atualizado
Compartilhar notícia
O efeito do novo coronavírus atingiu em cheio as empresas de ônibus que operam entre o Distrito Federal e cidades do Entorno do Distrito Federal.
Com uma frota de 340 coletivos, a Taguatur diz que o número de passageiros caiu 60%. A viação faz linhas da capital do país para Águas Lindas (GO), Santo Antônio do Descoberto (GO) e Novo Gama (GO).
A UTB também calcula amargar queda de 50% de pessoas fazendo viagens em sua frota, o que impacta diretamente na receita da empresa.
Ela também dispõe de 340 ônibus e opera do DF para Águas Lindas, Cidade Ocidental, Valparaíso, Monte Alta, Padre Bernardo, Niquelândia, Alto Horizonte e Uruaçu.
A empresa conseguiu instalar pontos de álcool em gel para lavagem de mãos em setores administrativos e de atendimento ao público, além de aguardar a chegada de 240 unidades para os veículos.
Determinação de Goiás
Por determinação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), as concessionárias estão proibidas de transportar passageiros entre regiões atingidas pela Covid-19 e Goiás, o que inclui Brasília.
Isso fez com que a Expresso Planaltina suspendesse as viagens entre o DF e o Entorno, nesta segunda-feira (23/03). Segundo funcionários da empresa de ônibus, a medida é por tempo indeterminado e afeta 82 linhas.
No entanto, em nota, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) ressaltou que “a competência para suspender a operação de transporte rodoviário de passageiros, interestadual e internacional é exclusivamente da ANTT. Por ora, o transporte interestadual de passageiros continua em operação”.
Seguindo o entendimento da ANTT, a UTB e a Taguatur anunciaram que vão manter a operação. No entanto, segundo a diretora da UTB, Mariana Viana Caixeta, a empresa espera que a ANTT mude de posicionamento e determine a suspensão ou redução das viagens.
“A gente não consegue garantir 100% a segurança para nossos passageiros e funcionários de que uma pessoa infectada vai subir no ônibus e transmitir a doença”, argumentou.
MP de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou Medida Provisória estabelecendo que a restrição na circulação de pessoas entre municípios, estados e o DF é de competência do governo federal.