metropoles.com

Coronavírus: no Hran, distritais não veem motivo para pânico

De acordo com parlamentares que estiveram na unidade de saúde, médicos e servidores confirmaram o bom trabalho feito no local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Deputados distritais Fabio Félix (Psol), Leandro Grass (Rede), Martins Machado (Republicanos) visitam o Hran
1 de 1 Deputados distritais Fabio Félix (Psol), Leandro Grass (Rede), Martins Machado (Republicanos) visitam o Hran - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Deputados distritais membros da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) visitaram o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), na manhã desta quarta-feira (11/03). O objetivo era investigar denúncia de servidores da unidade de saúde.

O secretário de saúde do DF foi convocado pela CLDF para comparecer à Casa às 14h desta quarta-feira.

5 imagens
Pacientes e servidores também elogiam trabalho de profissionais dentro do Hran
A única paciente confirmada com coronavírus no DF está no Hran
O Hran é o centro de referência do Covid-19 no Distrito Federal
Deputados distritais Fabio Félix (Psol), Leandro Grass (Rede), Martins Machado (Republicanos) visitam o Hran para saber como está o trabalho com o novo coronavírus
1 de 5

Máscaras ao redor do Hran: comerciantes reclama de falta de informação

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
2 de 5

Pacientes e servidores também elogiam trabalho de profissionais dentro do Hran

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
3 de 5

A única paciente confirmada com coronavírus no DF está no Hran

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
4 de 5

O Hran é o centro de referência do Covid-19 no Distrito Federal

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
5 de 5

Deputados distritais Fabio Félix (Psol), Leandro Grass (Rede), Martins Machado (Republicanos) visitam o Hran para saber como está o trabalho com o novo coronavírus

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Os deputados receberam denúncias de, pelo menos, duas servidoras. Uma delas comentou que 35 pessoas tiveram contanto com a moradora do Lago Sul de 52 anos, diagnosticada com o novo coronavírus. Desses casos, nove foram descartados de suspeita da doença. Os outros estão em análise. Uma das pessoas que teve contato com a mulher foi ao show do Maroon Five, no DF, no início de março.

Os deputados não receberam máscaras para realizar a visita. A informação para os distritais era a de que só precisam da proteção as pessoas com sintomas do Covid-19. Compareceram Fábio Felix (PSol), Leandro Grass (Rede) e Martins Machado (Republicanos).

Presidente da CDH, Felix disse que a intenção da visita é reforçar que não há motivo para nenhum tipo de pânico. “Viemos com a nossa obrigação pública de fiscalizar o sistema de saúde pública do DF. Recebemos, de fato, algumas denúncias sobre a condução do protocolo em relação ao Covid-19 e viemos conhecer em loco”, lembrou o parlamentar.

“Estamos saindo mais satisfeitos do que quando entramos, ouvindo do próprio Hran o que está sendo encaminhando e de que não há falta de insumos”, concluiu. “A nossa vinda aqui tem esse caráter de fiscalizar se a gestão tem dado as condições para que o DF possa controlar essa epidemia”, acrescentou Fábio Felix.

O parlamentar afirmou que os servidores que estão fazendo um trabalho sério para que o Covid-19 seja controlado. “Sabemos que há uma condição precária no sistema de saúde do DF, que é estrutural”, disse Felix, enumerando problemas como falta de uma câmara de isolamento respiratório completo e de equipamentos de proteção individuais (EPIs). “Eles estão no limite”, confirmou.

Detalhes

Martins Machado, relatou que, durante a conversa com a direção do hospital, o planejamento da Saúde para tratar os casos de coronavírus foi detalhado.

“Nós ficamos satisfeitos com o que a gente ouviu e não há necessidade de informações negativas. Para se ter uma ideia, os médicos lá dentro nem estão usando máscaras. As máscaras são recomendadas apenas para pessoas assintomáticas e não há necessidade de se apavorar. A situação está sob controle.”

Segundo Leandro Grass, a comissão pôde perceber que há uma limitação da própria Secretaria de Saúde numa eventual epidemia. “Queremos que a população adote os cuidados necessários para que não tenhamos uma proliferação do coronavírus no DF”, apontou.

“Há uma limitação de leitos de UTI tanto no Hran como em outros hospitais e também outras situações que demandam esses leitos de UTIs. Nós vamos continuar acompanhando para saber se a Saúde vai cumprir os protocolos, prosseguir adorando medidas necessárias e realmente atendendo a população como tem que ser”, concluiu Grass.

Ainda segundo Fábio Felix, também é importante acompanhar o atendimento na rede privada. “A rede privada tem a obrigação de receber os pacientes e prestar o atendimento. A gente tem percebido que lá há uma espécie de negligência ou até uma negação ao atendimento. Eles não podem pegar a paciente colocar na ambulância e transferir para o hospital público. Eles têm toda a condição de prestar atendimento aos que contam com plano de saúde.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?