metropoles.com

Coronavírus: álcool em gel e máscaras somem das prateleiras

Produtos não são encontrados em farmácias e supermercados. O pouco que chega acaba rapidamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrews Nery/Metrópoles
Prateleiras vazias álcool gel
1 de 1 Prateleiras vazias álcool gel - Foto: Andrews Nery/Metrópoles

Farmácias, drogarias e supermercados do Distrito Federal estão com estoques de álcool em gel zerados por causa da pandemia do novo coronavírus. Na manhã desta segunda-feira (16/03), o Metrópoles percorreu algumas cidades, como Plano Piloto e Taguatinga, mas não encontrou o produto.

As máscaras também estão em falta. Funcionários de drogarias da Rua das Farmácias (102/302 Sul) informaram que, mesmo quando os itens chegam, a venda ocorre em pouco tempo e o estoque volta a ficar zerado.

Johnny Jorge, 53 anos, é atendente da drogaria Unicom. O comerciário considera que a busca é “exagerada” por parte dos consumidores e acaba tendo como consequência a falta dos produtos.

“Aqui na drogaria, a cada 10 clientes que entram, nove perguntam por máscaras e álcool em gel. Geralmente, pedimos mil unidades. Quando chegam, são vendidas rapidamente. Mas tudo isso é exagero da população. Percebo que muitas pessoas vêm aqui para fazer estoque e acabam comprando sem necessidade. É uma situação difícil”, explicou.

Hiram Gonçalves, 54, disse que vai passar a fazer álcool em gel caseiro por não conseguir encontrar o produto nas farmácias. “Eu tenho álcool em gel em casa, mas já está acabando. Particularmente, vou desistir de procurar. Não acho em lugar nenhum”, ressaltou.

Nesta segunda-feira (16/03), ele disse que vai fazer o álcool em gel caseiro. “É o jeito. O medo de contrair esta doença é grande. Estou estocando até comida. Na minha opinião, todas as empresas deviam mandar seus funcionários trabalhar em casa para prevenir um possível contato e contágio”, opinou o comerciante.

O Governo do Distrito Federal vai propor a redução de 11% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para produtos como álcool em gel, álcool 70%, luvas, máscaras e hipoclorito de sódio. A medida visa baratear os insumos necessários para que a população siga em segurança na prevenção ao Covid-19.

O projeto de lei está sendo construído pela consultoria jurídica do Palácio do Buriti e a previsão é que o texto siga até terça-feira (17/03) para a Câmara Legislativa. Nele, o executivo local propõe a redução do imposto, dos atuais 18% para 7%. “Queremos assegurar que esses produtos fiquem mais acessíveis para a população. A utilização desses produtos aumentou bastante”, afirmou o governador Ibaneis Rocha (MDB).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?