Coronavírus: MP recomenda que GDF proteja moradores de rua
Recomendação orienta que a Secretaria de Desenvolvimento Social tome as providências em até cinco dias para resguardar a população de rua
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) expediu recomendação conjunta orientando o Governo do Distrito Federal a adotar providências para garantir que a população em situação de rua tenha acesso às ações de prevenção, contenção e tratamento de saúde adequado durante a epidemia do novo coronavírus.
Conforme o Metrópoles noticiou na quarta-feira, com o coronavírus, a população de rua tem vulnerabilidade agravada no DF.
O documento, expedido nesta quinta-feira (19/03) pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) e pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH), orienta que a Secretaria de Desenvolvimento Social tome as providências em um prazo de cinco dias.
O MPDFT salienta a necessidade das unidades de acolhimento redobrarem o cuidado na preservação dos ambientes voltados à população em situação de rua, como oferecimento de espaços salubres, observando as recomendações no âmbito da saúde pública.
No que diz respeito ao atendimento médico para os casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus, o MPDFT recomendou a criação de um fluxo especial de encaminhamento da população de rua aos hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS).