metropoles.com

Coronavírus: ministro elogia DF por pedido judicial de quarentena

Mandetta disse que GDF e Justiça agiram bem ao obrigar isolamento do marido da primeira paciente confirmada com coronavírus na capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Justiça agiram bem ao obrigar o marido da primeira paciente confirmada com coronavírus na capital federal a fazer o exame e manter isolamento familiar.

A ação judicial foi movida pelo GDF a pedido do governador Ibaneis Rocha (MDB), conforme antecipado pelo Metrópoles.

“Se recusou ao ponto de ser necessária uma ordem judicial? Se formos para esse quadro com esse tipo de comportamento, vai ser muito difícil controlar”, disse o ministro.

O ministro disse ainda que é uma “vergonha um hospital privado dizer que não tem estrutura para tratar pneumonia”. “Não merecia nem a placa [de hospital]”, criticou.

Ele se referia ao caso da brasiliense com coronavírus, que foi transferida de um hospital particular no Lago Sul para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) na semana passada. A unidade a enviou à rede pública.

Na terça, o marido dela teve o primeiro teste para coronavírus confirmado. Agora, é esperado o resultado da contraprova.

Mandetta afirmou que entrou em contato com a Agência Nacional de Saúde (ANS) no mesmo dia, e os planos de saúde irão arcar com os exames e o tratamento para o novo coronavírus. “É hora de todos trabalharem. Os hospitais particulares precisam ter um plano de contingência”, diz.

Pacientes no DF

A primeira paciente diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal continua internada em estado grave, mas teve melhora discreta no quadro clínico. A mulher de 52 anos está sob cuidados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência local para a Covid-19. Segundo o último boletim médico divulgado pela Secretaria de Saúde do DF, ela não apresenta mais febre.

O marido da paciente também foi diagnosticado com a doença. A Secretaria de Saúde ainda aguarda o resultado da contraprova do exame. Por força de ação judicial, apresentada pelo Governo do DF (GDF), ele está em isolamento.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) acionou a Justiça para evitar a movimentação do homem pelo DF. A pasta monitora quem teve contato com o casal antes dos diagnósticos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Distrito Federal possui dois casos confirmados e 74 suspeitos do novo coronavírus. A pasta informa que foram descartados 28 pacientes que se encaixavam na definição.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a doença atingiu o patamar de pandemia mundial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?