metropoles.com

Coronavírus: Ibaneis pede ajuda “de qualquer natureza” à China

Em ofício, Ibaneis Rocha lembra de laços entre governos e elogia iniciativas chinesas para evitar o contágio da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial para o Metrópoles
Ibaneis Rocha (MDB)
1 de 1 Ibaneis Rocha (MDB) - Foto: Myke Sena/Especial para o Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou um ofício a Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, pedindo auxílio “de qualquer natureza” para o combate ao novo coronavírus. O chefe do Buriti lembra a “capacidade” do país asiático em evitar uma propagação maior da doença e fala em orientações para o Distrito Federal.

O documento, enviado nessa quinta-feira (19/03), cita a situação de emergência criada pela Covid-19 na capital e também elogia as iniciativas chinesas nesse sentido. “Foi notória a capacidade demonstrada pelas autoridades chinesas no combate à propagação da doença, na mitigação de seus efeitos, bem como na solidária cooperação técnica oferecida a outros países afetados pela enfermidade”, diz o ofício.

Ibaneis também lembra da “tradicional amizade sino-brasileira” para obter auxílio da China, “tendo em vista a rápida evolução do número de casos registrados no território brasileiro e a deficiência da infraestrutura de saúde
pública ante a enorme necessidade que se apresenta”.

“Saliento que seria bem acolhida a prestação de assistência de qualquer natureza, especialmente orientações para o combate à doença, doação de suprimentos e equipamentos médicos, além de indicações de empresas que possam colaborar na contenção da pandemia”, escreve o governador.

Confira a íntegra do ofício:

2020.03.19. ofício. embaixador da china. solicitação de auxílio. contenção ao coronavírus. (1) by Leonardo Meireles on Scribd

 Contexto

O GDF foi a primeira unidade da Federação a desenvolver um plano de contingência com ações práticas, como fechamento de escolas e a implantação de teletrabalho para setores do serviço público. Os decretos também envolveram a proibição de atendimento presencial nas agências bancárias e o fechamento do comércio em geral — só funcionam mercados, farmácias, padarias e lojas de material de construção.

Por outro lado, uma mensagem retuitada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) teve uma repercussão muito ruim no meio diplomático. O parlamentar divulgou o tuíte de um seguidor chamado Rodrigo da Silva. A mensagem afirma que “a culpa pela pandemia do coronavírus” é do Partido Comunista Chinês.

Eduardo também afirma que “quem assistiu” à minissérie Chernobyl vai entender o que aconteceu. “Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa”, postou o parlamentar.

O embaixador Yang Wanming, reagiu com indignação. Na conta pessoal no Twitter e na da embaixada, o representante asiático expôs a insatisfação com o parlamentar.

“A parte Chinesa repudia veementemente suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês“, escreveu Wanming. Em outra postagem, disse que, ao voltar da viagem a Miami (EUA), Eduardo contraiu “vírus mental” que estaria “infectando a amizade” entre Brasil e China. Informa, ainda, que vai protestar junto ao Itamaraty e à Câmara dos Deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?