Coronavírus: Ibaneis pede ajuda “de qualquer natureza” à China
Em ofício, Ibaneis Rocha lembra de laços entre governos e elogia iniciativas chinesas para evitar o contágio da Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou um ofício a Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, pedindo auxílio “de qualquer natureza” para o combate ao novo coronavírus. O chefe do Buriti lembra a “capacidade” do país asiático em evitar uma propagação maior da doença e fala em orientações para o Distrito Federal.
O documento, enviado nessa quinta-feira (19/03), cita a situação de emergência criada pela Covid-19 na capital e também elogia as iniciativas chinesas nesse sentido. “Foi notória a capacidade demonstrada pelas autoridades chinesas no combate à propagação da doença, na mitigação de seus efeitos, bem como na solidária cooperação técnica oferecida a outros países afetados pela enfermidade”, diz o ofício.
Ibaneis também lembra da “tradicional amizade sino-brasileira” para obter auxílio da China, “tendo em vista a rápida evolução do número de casos registrados no território brasileiro e a deficiência da infraestrutura de saúde
pública ante a enorme necessidade que se apresenta”.
“Saliento que seria bem acolhida a prestação de assistência de qualquer natureza, especialmente orientações para o combate à doença, doação de suprimentos e equipamentos médicos, além de indicações de empresas que possam colaborar na contenção da pandemia”, escreve o governador.
Confira a íntegra do ofício:
2020.03.19. ofício. embaixador da china. solicitação de auxílio. contenção ao coronavírus. (1) by Leonardo Meireles on Scribd
Contexto
O GDF foi a primeira unidade da Federação a desenvolver um plano de contingência com ações práticas, como fechamento de escolas e a implantação de teletrabalho para setores do serviço público. Os decretos também envolveram a proibição de atendimento presencial nas agências bancárias e o fechamento do comércio em geral — só funcionam mercados, farmácias, padarias e lojas de material de construção.
Por outro lado, uma mensagem retuitada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) teve uma repercussão muito ruim no meio diplomático. O parlamentar divulgou o tuíte de um seguidor chamado Rodrigo da Silva. A mensagem afirma que “a culpa pela pandemia do coronavírus” é do Partido Comunista Chinês.
Eduardo também afirma que “quem assistiu” à minissérie Chernobyl vai entender o que aconteceu. “Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa”, postou o parlamentar.
A culpa pela pandemia de Coronavírus no mundo tem nome e sobrenome. É do Partido Comunista Chinês.
E se você ainda tem alguma dúvida a esse respeito, precisa dar uma lida nessa thread.
— Rodrigo da Silva (@rodrigodasilva) March 17, 2020
O embaixador Yang Wanming, reagiu com indignação. Na conta pessoal no Twitter e na da embaixada, o representante asiático expôs a insatisfação com o parlamentar.