Coronavírus: hospital de campanha que Sesc montará no DF terá 400 leitos
A parceria entre GDF e a entidade será assinada nesta sexta, às 10h, no Palácio do Buriti, com a presença do ministro da Saúde, Nelson Teich
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF), Francisco Maia, acertou com o Governo do Distrito Federal a construção de um hospital de campanha para atender comerciários e pessoas de baixa renda no DF. A unidade será de responsabilidade do Serviço Social do Comércio (Sesc Nacional).
A estrutura hospitalar temporária terá 400 leitos, sendo 360 de internação clínica e 40 de tratamento semi-intensivo. O local onde ele será erguido ainda não foi definido.
Todos os parâmetros serão acordados em reunião a ser realizada na manhã desta sexta-feira (15/05), no Palácio do Buriti. De acordo com Maia, o ministro da Saúde, Nelson Teich, estará presente no encontro, marcado para ocorrer às 10h.
O hospital de campanha para atender pacientes com suspeita de novo coronavírus, com sintomas ou com a doença confirmada é uma exigência da juíza titular da 3ª Vara Federal Cível do DF, Kátia Balbino de Carvalho Ferreira. Ela suspendeu a ampliação do funcionamento de atividades não essenciais no Distrito Federal, que estava prevista para o dia 11 de maio.
Agora, o governo faz uma previsão de abrir lojas e shoppings em 18 de maio, mas, para isso, precisa preencher uma série de requisitos a fim de conquistar a autorização judicial. Assista vídeo de Francisco Maia sobre o tema:
Testagem
Em 15 de abril, o Sesc já havia começado a atuar no esquema de testagem em massa da Covid-19 com preço especial para comerciários e seus familiares, em sua unidade da 504 Sul. O Sesc tem médicos, enfermeiros e especialistas. A expectativa com o hospital de campanha é que a economia possa voltar a girar no DF.
O Sesc da 504 Sul oferece o teste rápido para detectar o coronavírus e, no mesmo dia, agenda a consulta médica. O valor para os dois procedimentos (consulta e exame covid-19) será de R$ 199 à vista ou parcelado em três vezes no cartão de crédito. O horário de atendimento para a realização dos testes será de 9h às 12h.
Para ter mais informações do serviço, os interessados podem ligar, das 8h às 17h, nos números: 3217-9127/ 3217-9125/ 3217-9130/ 3217-9140.