metropoles.com

Coronavírus: GDF cria agendamento on-line para teste em massa

Com o registro prévio, será possível reduzir aglomerações e elaborar estatísticas mais precisas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Posto em Águas Claras para testes teve reforço da Secretaria de Governo
1 de 1 Posto em Águas Claras para testes teve reforço da Secretaria de Governo - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A partir desta quinta-feira (23/04), a população do Distrito Federal poderá contar com mais uma ferramenta no combate à pandemia da Covid-19: o TestaDF. Por meio dela, o cidadão poderá acessar um sistema e fazer o cadastro antecipado para participar da triagem da testagem em massa, que começou nessa segunda-feira (20/04).

O sistema vai direcionar para um agendamento de acordo com o local de moradia, e ainda mostrar a quantidade de vagas disponíveis para o teste naquela data. Com o registro prévio, será possível reduzir as longas filas que têm se formado nos pontos de testagem em massa e manter a ordem e o controle dos testes.

Além disso, também vai gerar dados estatísticos para a Secretaria de Saúde, como ponto com mais registros de casos e faixa etária dos testados. Será possível ainda utilizar QRCode para confirmar o agendamento na triagem e conferir o resultado do exame. Para se cadastrar, o interessado deve acessar o site testa.df.gov.br.

Todos passam por triagem de temperatura realizada pelo Corpo de Bombeiros, que utiliza câmeras térmicas. Aqueles que não apresentam sintomas de febre não fazem a testagem.

O sistema foi criado pela Secretaria de Economia do DF (SEEC). De acordo com o GDF, trata-se de um avanço em termos globais, tendo em vista que o Distrito Federal é um dos poucos lugares no mundo a utilizar ferramentas tecnológicas específicas para testes em massa.

Sistema de testagem em massa

A testagem está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos pontos determinados pela Secretaria de Saúde e a expectativa é de que mais locais sejam abertos nos próximos dias.

Para a triagem, é necessário levar documento de identidade, comprovante de residência e QRCode registrado no TestaDF.

É recomendado que a população utilize máscaras faciais desde a saída de suas residências, e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?