Coronavírus: festa no DF acabou com pelo menos três infectados
Evento 99 Xclusive Lab ocorreu nos dias 15 e 16 de março e reuniu quase 100 pessoas no Setor de Clubes Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Os recentes decretos do Executivo local recomendando medidas de isolamento para conter risco de contágio pelo novo coronavírus não inibiram produtores brasilienses de realizarem uma festa apenas dois dias após a publicação da primeira determinação.
Realizada em 15 e 16 de março, a 99 Xclusive Lab reuniu quase 100 pessoas no Setor de Clubes Sul. Na época, o Governo do Distrito Federal (GDF) já havia publicado um primeiro decreto determinando a suspensão de eventos com mais de 100 participantes.
Mesmo com a norma em vigor, produtores decidiram reduzir o público da festa e mantiveram a programação. Ocorre, no entanto, que três dos presentes entraram em contato com os organizadores nesta semana afirmando que foram diagnosticados com Covid-19.
Segundo um produtores da festa, Julio Cardia, um dos participantes já realizou o teste, que confirmou a doença, enquanto os outros dois foram diagnosticados em consultas médicas.
Pelas redes sociais, Cardia fez questão de alertar os demais presentes na festa: “Uma das pessoas da festa que produzi teve teste positivo para o coronavírus”.
Ainda na gravação, o produtor afirma ter tomado conhecimento de mais casos. “Conversando com ele e com outras pessoas, descobri que a gente tem um teste positivo para o A.N., que estava na festa no sábado. Então, a gente tem uma confirmação no sábado e no domingo.”
“Se você esteve lá em algum desses dias, mantenha-se em quarentena, tome cuidado. A gente não sabe se na festa eles estavam transmitindo ou não. Eu mandei um e-mail para todo mundo que foi no evento, todo mundo já está sabendo”, assinala o organizador.
Comunicado
Ao Metrópoles, Cardia afirmou ter sido comunicado do terceiro caso nessa terça-feira (24/03). “Nossa festa seguia as determinações do decreto, havia menos de 100 pessoas e foi realizada em um espaço de 108 metros quadrados, mantendo a distância recomendada de um metro entre os presentes”, explicou.
Vale ressaltar que, à época, não havia punição prevista para quem descumprisse a determinação. Segundo o GDF, o “decreto apenas acrescenta medidas” e “não prevê qualquer sanção, pois tem como objetivo orientar”.
Sintomas
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), o Distrito federal tinha 161 casos do novo coronavírus até a tarde dessa terça. Além disso, a capital registra 3.666 pacientes suspeitos. Mas quais são os indícios da doença?
Os sintomas das pessoas infectadas pelo coronavírus geralmente são tosse seca, febre e cansaço, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Alguns pacientes podem ainda sentir dores no corpo, inflamação na garganta ou diarreia.
Há, ainda, sintomas mais graves, como o comprometimento do quadro respiratório do infectado. O coronavírus pode causar inclusive insuficiência respiratória aguda, congestionamento nasal, espirros e até pneumonias.