Coronavírus: Exército fará desinfecção das celas na Papuda
Nesta segunda-feira (13/04), o complexo prisional também receberá apoio da Vigilância Sanitária para limpeza em todo o presídio
atualizado
Compartilhar notícia
A partir desta quarta-feira (15/04), tropas do Comando Militar do Planalto reforçarão o trabalho de desinfecção das celas do Complexo Penitenciário da Papuda para evitar a propagação do novo coronavírus no local. Até o momento, 20 agentes penais e 20 internos testaram positivo para a doença. Os 332 presos da ala em que os contaminados estavam e 126 agentes já foram submetidos a testes rápidos para diagnóstico da Covid-19.
Nesta segunda-feira (13/04), o complexo prisional receberá apoio da Vigilância Sanitária para limpeza em todo o presídio. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) e a Secretaria de Saúde devem também concluir um diagrama com a proposta de instalação do Hospital de Campanha na Papuda. A área da edificação já foi escolhida. A estrutura será montada no Centro de Detenção Provisória (CDP).
A estrutura proposta será composta de 10 leitos com suporte de ventilação mecânica e outros 30 de retaguarda para internação. O objetivo é reforçar o serviço de saúde já existente no complexo e dar suporte para quaisquer necessidades que possam surgir.
Testes
Na última sexta-feira (10/04), foi iniciada a aplicação de testes rápidos nas penitenciárias do Distrito Federal. Como mostrado pelo Metrópoles, entidades de direitos humanos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Câmara Legislativa local estão preocupadas com a disseminação da doença nas cadeias do DF. Mas, segundo a Secretaria de Segurança Pública, não há qualquer caso grave dentro do sistema prisional, tanto de detentos quanto de agentes.