Coronavírus: distrital está isolada e fará exames nesta segunda
A deputada Julia Lucy (Novo) teve contato com um assessor da Câmara dos Deputados que testou positivo para o novo coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
A deputada distrital Julia Lucy (Novo) está isolada em casa após ter sido informada, nesse domingo (15/03), que um assessor da Câmara dos Deputados com quem teve contato testou positivo para o novo coronavírus.
Ao Metrópoles, a parlamentar informou que passará por exames nesta segunda-feira (16/03) para saber se também foi infectada. De acordo com a deputada, o assessor trabalha em Brasília, mas reside no Ceará. A informação foi passada primeiramente a colegas distritais em um grupo de parlamentares.
Questionada por eles quais os cuidados estava tomando, Julia Lucy tratou o episódio com bom-humor: “Podem ficar tranquilos, não vou morrer”, disse.
Governador pede “compreensão”
Em vídeo divulgado nas redes sociais na noite deste domingo (15/03), o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), pediu “compreensão” à população a respeito das medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus na capital.
“Todo país e todo o mundo passa por uma dificuldade muito grande no atendimento dessa nova doença. Mas tenho certeza que, todos tendo consciência e nos ajudando, e para isso eu peço a compreensão da população, nós vamos chegar a um bom termo e em poucos dias a nossa vida voltará à normalidade”, declarou.
Ibaneis disse que o DF tem 14 casos confirmados do novo coronavírus e todos esses pacientes viajaram ao exterior. “Ainda não existe transmissão sustentável [comunitária] dentro do Distrito Federal, o que nos dá um determinado nível de tranquilidade. Isso não quer dizer que podemos relaxar nas medidas”, afirmou.
Mais cedo, o emedebista determinou o fechamento de academias e museus no DF por 15 dias. Nesse sábado (14/03), o GDF impôs a suspensão, pela próxima quinzena, de eventos de qualquer natureza que exijam licença estatal, com público superior a 100 pessoas e atividades coletivas de cinema e teatro. Também ficam suspensas, pelos próximos 15 dias, aulas nas escolas da capital do país.