Coronavírus: direitos humanos alertam para “colapso” na Papuda
Entidade pede que providências sejam tomadas para que a infecção seja controlada a tempo de evitar um desastre
atualizado
Compartilhar notícia
A notícia de contaminação por coronavírus de um preso, 12 policiais penais e o afastamento de outros 20 servidores com suspeita da doença é o prenúncio de um “colapso”, alerta o presidente do Centro de Empoderamento e Defesa dos Direitos Humanos, Michel Platini.
Com uma população de quase 18 mil detentos dentro de celas superlotadas, Platini acredita que a Covid-19 se alastrará rapidamente e pede medidas urgentes à Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe).
Ele enviará carta à pasta pedindo a adoção de medidas sugeridas há meses. “É necessário mudar o sistema de lavagem de roupas, isolar os presos com comorbidades, que são grupos de risco. Sem a visita dos parentes, os apenados estão sem sabão para lavar as mãos, isso em uma cela que caberiam 8 e tem 40”, disse ao Metrópoles.
Para Platini, o pensamento de que a infecção dentro do presídio não afeta o mundo externo é completamente equivocada. “Todos os dias agentes, trabalhadores, profissionais da saúde, entram e saem da Papuda. Se o contágio lá dentro se alastrar, vem para fora também. Viveremos um colapso”, ressaltou.
O Centro de Empoderamento e Defesa dos Direitos Humanos já havia recebido cartas de presos com as informações de pessoas com sintomas da doenças dentro do presídio. Porém, somente na noite dessa quarta-feira (08/04) a Sesipe confirmou um caso de Covid-19 dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP).
O infectado apresentou sintomas leves e, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi imediatamente transferido para o Bloco 6, no Pavilhão Disciplinar 1 da unidade prisional, onde permanece isolado.
Plano de contingência
O deputado distrital Fábio Felix (PSol), também comprometido com o tema desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como pandemia a infecção de coronavírus, afirmou que vai realizar uma reunião extraordinária com os setores de direitos humanos para tratar do tema.
“Elaboramos uma recomendação a todos os órgãos com base nas orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), encaminhamos dezenas de denúncias para a Vara de Execuções Paneis/TJDFT e à subsecretaria da área penitenciária. Estamos muito preocupados com essa situação”, disse.
Para o parlamentar, as contaminações são muito graves: “Isso pode gerar um colapso completo no Sistema Penitenciário, que já tem toda assistência em saúde precarizada”, completou.