metropoles.com

Coronavírus: DF segue liderando ranking de isolamento social

Dados são do último domingo (12/04) e mostram que mais de 60% dos moradores da cidade obedeceram a quarentena

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os números não são os ideais, mas seguem mostrando que os moradores do Distrito Federal são os que mais obedecem o isolamento social para evitar o contágio do novo coronavírus. De acordo com dados de uma empresa de software, no último domingo (12/04), 63,39% dos habitantes da capital do país permaneceram em casa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que o índice deveria ficar perto dos 70%. O fato de ser um domingo, dia em que normalmente as pessoas circulam menos nas ruas, também ajuda. Na medição do dia anterior, sábado (11/04), 56,31% dos brasilienses não saíram de suas residências.

Confira o ranking do último domingo:

Ranking Dos Estados (2) by Leonardo Meireles on Scribd

Goiás também tem sido destaque na lista. Aparece em segundo lugar (63,28%), seguido de Amapá (62,32%), Espírito Santo (62,25%) e Santa Catarina (62,21%).

Dentro do DF, uma cidade chama atenção negativamente: Águas Claras. A região teve a primeira morte pela Covid-19 confirmada nesta segunda-feira (13/04). No mesmo dia, foi possível observar centenas de pessoas furando a quarentena. Muitos praticavam esportes ou brincavam com crianças em praças e áreas verdes. A cidade ocupa a segunda colocação em número total de pessoas doentes.

Lista

O ranking é baseado em um levantamento feito pela In Loco, empresa de software que usa a geolocalização de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil. Os responsáveis garantem que somente a movimentação é disponibilizada, respeitando a privacidade dos usuários.

O governo federal faria uma iniciativa semelhante. O ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), chegou a divulgar um vídeo em suas redes sociais no fim da semana passada, anunciando a parceria com as operadoras de celular. Nesta segunda-feira (13/04), porém, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou a ideia, alegando perigo à privacidade dos cidadãos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?