Coronavírus: DF fica abaixo dos 40% de adesão ao isolamento social
Índice foi registrado na sexta-feira (29/05). A média no Brasil também ficou em 39,2%, o menor número desde o dia 18 de março
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das medidas indicadas por especialistas para evitar o contágio pelo novo coronavírus vem sendo cada vez menos obedecidas por brasilienses e brasileiros, em geral. Na sexta-feira (29/05), somente 39,22% dos moradores do Distrito Federal obedeceram o isolamento social. Há cidades na capital, como Ceilândia, em que o número é ainda menor.
O DF ficou em 15º no ranking nacional feito por uma empresa de software. A média brasileira também esteve abaixo dos 40% – o índice chegou a 39,2%. Amapá (48,37%), Pernambuco (44,82%) e Acre (44,52%) ocupam as primeiras posições.
Confira a lista:
Ranking Dos Estados (24) by Leonardo Meireles on Scribd
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialistas preconizam que o isolamento social deveria ser de 70% para evitar a contaminação pela Covid-19. Entretanto, países no mundo inteiro e estados pelo Brasil têm flexibilizado as normas da quarentena, a fim de diminuir a crise financeira causada pela pandemia.
Desde a semana passada, mais setores de comércio e serviço têm sido reabertos no Distrito Federal. Na última quarta-feira (27/05), por exemplo, foi a vez dos shoppings centers. Uma série de medidas são tomadas para que as atividades sejam retomadas com o mínimo de riscos, como testes dos comerciários e medição de temperatura dos clientes.
Números
De acordo com os números do Painel Covid-19, alimentado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), divulgados às 18h06 de sexta-feira (29/05), a cidade registrou oito novas mortes em decorrência do novo coronavírus. Com essas ocorrências, a quantidade de óbitos de moradores da capital do país chegou a 142.
Se somadas as 12 ocorrências referentes a moradores do Entorno do DF que foram internados e morreram em unidades de saúde brasilienses, a quantidade de vítimas na capital do país alcança a marca de 154 óbitos. Contudo, essas fatalidades entram nas estatísticas dos estados de origem desses pacientes.
De acordo com o levantamento, 8.722 pessoas foram infectadas no DF pela Covid-19 desde o início da pandemia, sendo que 4.740 delas já se recuperaram da doença.
O ranking de isolamento social é realizado pela empresa de software InLoco. São utilizados os dados de geolocalização de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil para fazer a medição. De acordo com os responsáveis, há a garantia de que existe a privacidade de outros tipos de informações dos usuários.