Coronavírus: criminosos criam falso app e aplicam golpes na web
Golpistas virtuais sequestram dados das vítimas e exigem bitcoins como resgate
atualizado
Compartilhar notícia
Criminosos estão aproveitando o grande volume de informações sobre o coronavírus para lançar armadilhas virtuais que podem custar caro para o cidadão. A Polícia Civil de Goiás elaborou um alerta explicando sobre o golpe e orientando a população sobre as formas de prevenção. A PCDF também chama a atenção dos internautas sobre os riscos.
Trata-se de um aplicativo chamado Covid-19Tracker, que tem sido divulgado por links de downloads em redes sociais. A promessa do app é de apresentar um mapa interativo e dados estatísticos mundiais sobre a doença. O programa, na verdade, é um malware tipificado como Ransoware, que criptografa e bloqueia os celulares, computadores e demais dispositivos em que é instalado.
Depois, solicita um pagamento, a título de “resgate”, em bitcoins, para a liberação dos dispositivos infectados. “Ainda não foram registradas ocorrências na DRCC (Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos) acerca do aplicativo. De toda forma, as pessoas que compareceram à delegacia foram orientadas a fazer o download de aplicativos unicamente pelas lojas oficiais como Apple Store e Google Play”, explicou delegado Dário Taciano de Freitas.
A empresa de segurança DomainTools passou a fazer um monitoramento de nomes de domínio rotulados recentemente por “Coronavirus” e “COVID”. Os especialistas descobriram que os criadores do aplicativo buscam atrair a vítima para habilitar o controle total do dispositivo através do próprio aplicativo, perguntando se você deseja habilitar o aplicativo em “Acessibilidade” para monitorar as estatísticas do COVID-19.
Os criminosos também ofereciam a opção de enviar alertas supostamente para avisar quando uma pessoa com coronavírus se aproximar vítima. O site vinculado ao app possui informações de registro que apontam para um indivíduo em Marrocos.
Fique atento
As autoridades alertam para que as pessoas deem preferências a órgãos oficiais e meios de comunicação confiáveis ao buscar informações. Não é aconselhável abrir links compartilhados em redes sociais e no WhatsApp. Também é necessário ter uma atenção especial antes de permitir que o aplicativo instalado tenha acesso às informações do celular ou que envie notificações.
No Brasil, um dos aplicativos oficiais sobre a pandemia é o “Coronavírus SUS”. O app foi lançado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre o Covid-19 e conta com as seguintes funcionalidades: informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção. O programa também permite que o usuário faça uma triagem virtual para saber se é preciso procurar atendimento médico.