metropoles.com

Coronavírus infectou mais de mil profissionais de Saúde e Segurança no DF

Total de trabalhadores infectados na linha de frente de combate à Covid-19 triplicou nos últimos 30 dias. Doença atingiu mais gente da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Equipe médica transporta paciente em maca
1 de 1 Equipe médica transporta paciente em maca - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O novo coronavírus contaminou 1.116 profissionais de Saúde e de Segurança Pública no Distrito Federal, desde o começo da pandemia até essa terça-feira (02/06). Em 2 de maio, 335 trabalhadores das duas áreas tinham testado positivo. Ou seja, o número de infectados triplicou em 30 dias.

Os dados fazem parte da série de boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde. Segundo o informe, na terça-feira, 754 profissionais de saúde foram diagnosticados com a doença. Há 30 dias, 158 tinham sido contaminados. O número de casos quadruplicou entre os trabalhadores de unidades de saúde do DF.

No caso dos profissionais de Segurança Pública, neste mês o total de infectados chegou a 362. Em maio, foram registrados 177. Percentualmente, o aumento foi de 104,5%.

5 imagens
Mais 700 profissionais de Saúde contraíram a doença
Segundo o Cofen, 124 profissionais de enfermagem foram diagnosticados com a Covid-19
Para especialistas, mais importante que a quantidade de investimentos, é a qualidade
O DF é o segundo estado que mais investiu em segurança pública nos últimos nove anos
1 de 5

Mais de mil profissionais de Saúde e Segurança Pública foram contaminados pelo coronavírus no DF

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Mais 700 profissionais de Saúde contraíram a doença

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 5

Segundo o Cofen, 124 profissionais de enfermagem foram diagnosticados com a Covid-19

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

Para especialistas, mais importante que a quantidade de investimentos, é a qualidade

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5

O DF é o segundo estado que mais investiu em segurança pública nos últimos nove anos

Daniel Ferreira/Metrópoles

O boletim soma casos da rede pública e particular de Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, os dados divulgados diariamente são de pacientes que tiveram Covid-19 e declararam ser profissionais de saúde, sem a discriminação da área em que atua e se está lotado em uma unidade pública ou privada.

Conforme levantamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), nesta quarta-feira (03/06), o número de enfermeiros com a doença chegou a 124. Em 25 de maio, 71 tinham sido infectados.

De acordo com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), no Hospital de Base, 90 profissionais testaram positivo para Covid-19, sendo que 17 estão afastados e 73 estão curados e trabalhando.

No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o número de casos chegou a 52. Desse total, 16 estão afastados e 36 retornaram às atividades.

UPAs

Entre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o maior número de casos está em Samambaia. Até quarta-feira, 62 profissionais que atuam na cidade foram infectados. Atualmente, cinco estão afastados, enquanto 57 foram curados.

As UPAs de Ceilândia, Sobradinho, São Sebastião, Núcleo Bandeirante e Recanto das Emas tiveram, respectivamente, sete, seis, 10, 9 e 16 casos. Mais da metade dos profissionais está curada. Os demais estão em isolamento residencial.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), 38 militares tiveram teste positivo para a Covid-19, enquanto 37 estão com suspeita da doença.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, em relação aos policiais penais, até as 17h de terça-feira (02/06), 46 agentes testaram positivo e 188 encontram-se recuperados. Um policial penal faleceu no dia 17 de maio.

No caso da Polícia Militar do DF (PMDF), atualmente, 63 PMs estão afastados e 47, recuperados. Até o momento, um policial morreu por complicações da Covid-19.

Preocupação

Do ponto de vista do presidente do Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF), Farid Buitrago, o aumento de casos entre os profissionais de saúde é elevado e preocupante, pois indica falha na proteção de médicos e enfermeiros.

“Além disso, isso significa que a rede de saúde fica desfalcada de profissionais experientes para o tratamento dos doentes”, alertou.

Segundo o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do DF (Asof-PM), tenente-coronel Jorge Eduardo Naime, a contaminação de policiais era esperada. “Nossa atividade é essencial. Não tem como não correr risco. Não tem como a PM deixar de combater o crime”, afirmou.

Naime pede a colaboração dos brasilienses. “Pedimos para a população que use máscara, faça a higiene pessoal e siga as orientações previstas nos decretos do governo. Isso dá uma segurada na curva de contaminação do vírus e diminui as chances de policiais serem contaminados nas ruas”, ponderou.

De acordo com presidente da Asof, a PMDF tem feito todo o possível para preservar a saúde da tropa. “Todas as medidas foram e estão sendo tomadas. Até um drive-thru para testes foi montado. Não há omissão do Comando”, afirmou.

“Desde o início, as autoridades já sabiam que mais de 70% da população será contaminada. O esforço é para diminuir a curva de contágio para não sobrecarregar as UTIs dos hospitais”, explicou. O governo está promovendo a volta gradual das atividades. Nesta quarta-feira, os parques foram reabertos. 

Outro lado

O Iges afirmou que oferece equipamentos de proteção individual (EPIs) para os colaboradores e que montou uma cabine de desinfecção. Segundo o instituto, foram realizadas mais de 7,5 mil capacitações de profissionais para o enfrentamento da Covid-19.

Segundo o CBMDF, estão em marcha ações de orientação, prevenção e cuidado da tropa. Foram estabelecidos protocolos para evitar o contágio de bombeiros durante o serviço, indo desde a distribuição de EPIs até testes para diagnóstico.

Já a Secretaria de Saúde informou que, desde o início de abril, todos os profissionais, de todas as unidades de saúde do DF, estão passando por testagem. Mais de 58 mil servidores da Atenção Primária e 16,6 mil escalados em hospitais fizeram exames para detectar o novo vírus.

“Profissionais que prestam assistência diretamente aos pacientes com Covid-19 seguem os fluxos de atendimento preconizados no Plano de Contingência da SES”, disse.

Ainda de acordo com a Saúde, há EPIs disponíveis em todas as unidades e novos estão sendo comprados. Por fim, a pasta tem ampliado o quadro funcional e a carga horária de diversos servidores para reforçar o atendimento.

Edital

Um edital é preparado para contratar 900 profissionais que integrarão banco de reservas. No momento, há 118 servidores do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) hospedados nos hotéis do projeto Acolher.

A PM afirmou que vem tomando todas as medidas necessárias para a proteção dos policiais. Nesse sentido, foram distribuídos kits de higienização e 31 mil máscaras aos integrantes da corporação.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, desde os primeiros casos de contaminação pelo coronavírus, a pasta tem adotado uma série de medidas para resguardar aos policiais penais e exercer o dever do Estado de garantir o bem-estar dos detentos que cumprem pena no sistema prisional do DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?