metropoles.com

Coronavírus: confira o que abre e o que fecha no Distrito Federal

Foram mantidos apenas os serviços considerados essenciais e de extrema utilidade pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Mulher usa máscara para fazer compras em supermercado
1 de 1 Mulher usa máscara para fazer compras em supermercado - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal decretou diversas medidas com objetivo de conter a propagação do novo coronavírus. Muitos serviços foram suspensos e estabelecimentos fechados.

Foram mantidos apenas os serviços considerados essenciais e de extrema utilidade pública: áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, comunicação, assistência social, órgãos de fiscalização do consumidor, além da coleta do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e das fiscalizações da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), e da Receita do Distrito Federal.

Veja o que abre e fecha no DF nos próximos dias:

– Supermercados e farmácias: funcionam normalmente. O sindicato do setor orienta os brasilienses a manterem o padrão normal de consumo e afirma que tem estoque para 60 dias.

– Shoppings da cidade: fecharam as portas nessa quinta-feira (19/03) e seguem até 5 de abril. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nessa quarta-feira (18/03), incluiu o “atendimento ao público em shoppings centers, feiras populares e clubes recreativos”.

– Comércio: o governador Ibaneis Rocha determinou o fechamento do comércio. As únicas exceções serão farmácias, mercados e padarias. Também foi recomendado que as igrejas evitem celebrações. A Polícia Militar foi autorizada a intervir e fechar as portas de estabelecimentos que não cumprirem a determinação.

– Postos de combustível: funcionam normalmente.

– Zoológico e parques ecológicos: ficarão fechados no DF  Zoológico, parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e afins, além de boates e casas noturnas

– Transporte público: de acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o serviço de ônibus e metrô segue sem interrupção e com reforço na limpeza.

– Detran: os atendimentos presenciais estão suspensos. O órgão oferece 14 serviços que podem ser feitos por meio eletrônico (clique aqui). Somente atividades de engenharia e fiscalização funcionam em regime de escala.

– Na Hora: serviços temporariamente suspensos

– Sesipe: a visita aos presos da Papuda estão suspensas

– Junta Comercial: o atendimento presencial está suspenso. Os usuários podem utilizar o chat on-line de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

– Agências  bancárias de Brasília: Governo do Distrito Federal (GDF) proibiu atendimento ao público em todas as agências bancárias de Brasília. A determinação vale para unidades públicas e privadas. A alternativa é usar os outros canais, como atendimento virtual e por telefone. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial local (DODF) na noite dessa quarta-feira (18/03). Os caixas eletrônicos permanecerão em funcionamento e com reabastecimento normal.

– Banco de Brasília: o Banco de Brasília (BRB) manterá o expediente interno de suas agências, realizando apenas os atendimentos permitidos. Todos os empresários que estão sendo prejudicados pela pandemia do coronavírus e têm a intenção de aderir à nova linha de crédito, de R$ 1 bilhão, fazem parte da exceção do decreto e poderão ser atendidos nas agências. A intenção é resolver tudo virtualmente, mas se for necessário o comparecimento, o BRB atenderá casos específicos.

– Escolas e creches: os colégios públicos e particulares do Distrito Federal estão com as aulas suspensas. Nessa quarta-feira (18/08), a Justiça do Trabalho mandou as creches da capital fecharem por 15 dias.

– Academias e centros de lazer fechados: no domingo (15/03), o GDF determinou a suspensão das atividades por 15 dias para as academias de esporte de todas as modalidades e para os museus. A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) ficou responsável por fazer a fiscalização e pode atuar junto às forças policiais.

– Caesb: o atendimento presencial nos escritórios externos está suspenso e vale por 15 dias. Os serviços podem ser pedido pelo aplicativo de autoatendimento, disponível para download nos sistemas Android e IOS. O site do órgão também oferece revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, além de informações sobre consumo de água, consulta de protocolos. Há a opção virtual de atendimento pelo telefone 115 ou pelo WhatsApp (61) 98480-5115 (somente para as localidades de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Taguatinga).

– CEB: o atendimento presencial deve ser evitado. O cidadão deve solicitar serviços pelo aplicativo para smartphone, chamado CEB Distribuição ou diretamente no site.

– Restaurantes comunitários: os 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal estão vendendo marmitas para que sejam consumidas fora das unidades e, assim, evitar a aglomeração.

– Bombeiros, polícias, Samu e Defesa Civil: dúvidas sobre a doença podem ser tiradas pelos serviços 193 (Corpo de Bombeiros); 192 (Samu); 190 (Polícia) e 199 (Defesa Civil). Todos eles, e principalmente os bombeiros, porém, pedem que só seja solicitado transporte para pessoas com falta de ar aguda e demais sintomas do coronavírus, além de não possuir meio de transporte próprio. Há congestionamento na linha porque há muitos pedidos que poderiam ser evitados.

– Saúde, segurança, vigilância sanitária, comunicação e órgãos de fiscalização do consumidor: todos esses serviços não são atingidos pelo ponto facultativo e funcionarão normalmente. No entanto, o que puder ser feito por telefone ou por meio eletrônico, como a Delegacia Virtual, deve ser usado preferencialmente.

– Cartórios: os cartórios do Distrito Federal terão os atendimentos ao público suspensos a partir desta sexta-feira (20/03). A previsão inicial é que as atividades só sejam retomadas após 30 de abril. Em nota, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) afirmou que serão mantidos os seguintes atendimentos: títulos e garantia para financiamentos e empréstimos; escrituras; procurações; certidões de óbito e de nascimento, além de casamentos.

– Hospital Veterinário: o Brasília Ambiental adotou como medida de prevenção a redução dos atendimentos no Hospital Veterinário Público (HVEP) nesta sexta-feira (20/03). Serão realizados apenas os atendimentos dos casos de emergência. Consultas eletivas temporariamente estarão suspensas.

– Terracap: todos os serviços de atendimento presencial estão suspensos por tempo indeterminado, inclusive os serviços de protocolo. Solicitações de serviços poderão ser realizadas pelo site.

– Farmácia de alto custo: pacientes que precisam retirar medicamentos em uma das três farmácias de alto custo da Secretaria de Saúde poderão cadastrar até cinco pessoas para fazer a retirada em seu lugar, durante esse período de contingência em prevenção ao coronavírus.

– Metrô: segue funcionando normalmente. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) intensificou a limpeza de todo o sistema, com reforço na higienização dos trens.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?