Coronavírus: com mais 48 casos, Papuda tem 161 presos infectados
Unidade prisional possui o maior índice de contaminados no DF, com incidência de quase 1.200 a cada 100 mil habitantes
atualizado
Compartilhar notícia
Já são 161 internos da Papuda diagnosticados com o novo coronavírus, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Isso significa 15,5% do total da população carcerária no local.
Há mais casos na unidade prisional do que em Águas Claras, por exemplo, que conta com 97 infectados, conforme números divulgados pela pasta no domingo (26/04). E só há menos do que no Plano Piloto, cidade da capital com mais contaminados: 207.
Somente nesse domingo, foram 48 novos infectados. Já os agentes que trabalham no local chegam a 51 positivos para a Covid-19.
Se a incidência for considerada a cada 100 mil habitantes, os números da Papuda são impressionantes. Para se ter uma ideia, o Lago Sul está em segundo lugar nesse triste ranking, com incidência de 220,98 a cada 100 mil pessoas. No caso da penitenciária, que lidera a lista, o índice chega a 1.199,17.
Apesar da quantidade de presos infectados pela Covid-19, não há registro de mortes no recinto. No entanto, segundo dados da Secretaria de Saúde da última quinta-feira (23/04), cinco detentos haviam sido internados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
A situação é considerada tão delicada que o governo local decidiu construir um hospital de campanha na Papuda. A unidade terá 40 leitos e será erguida na área do Centro de Detenção Provisósia (CDP).