Coronavírus: arquidiocese suspende missas e celebrações no DF
A medida tem validade até 5 de abril, enquanto estiver em vigor o decreto do Governo do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
A Arquidiocese de Brasília decretou a suspensão de todas as missas presenciais e demais celebrações, como batismo e crisma, nas paróquias da Igreja Católica do Distrito Federal. A medida vale até 5 de abril, enquanto estiver em vigor o decreto do Governo do Distrito Federal.
Com isso, os católicos ficam dispensados do compromisso de participar das missas. A arquidiocese recomenda que os cristãos permaneçam em oração, em suas casas, e acompanhem as missas transmitidas por meio de rádio, TVs, redes sociais.
O decreto não prevê o fechamento dos templos. Mas recomenda a não realização de cultos e celebrações. A partir destas sexta, as igrejas católicas continuarão abertas para a oração dos fiéis, evitando, porém, a aglomeração. Em tempos de crise, as pessoas tem necessidade ainda maior de assistência espiritual, ressaltou o comunicado publicado no site da arquidiocese.
Os sacerdotes estarão disponíveis para o atendimento pessoal dos fiéis, tomando as medidas de prevenção necessárias.
As seguintes medidas pastorais já estão em vigor :
1) — Suspender os encontros de catequese, cursos de formação, assembleias, retiros, encontros pastorais e quermesses, para evitar aglomeração de pessoas.
2) — Suspender os “mutirões” de confissões. O atendimento das confissões, neste período quaresmal, deve ser organizado, em cada paróquia, de modo a evitar a aglomeração de pessoas, adotando-se as medidas necessárias para preservar a saúde dos
confessores e dos penitentes.
3) — As celebrações dos sacramentos do batismo e de crisma sejam adiadas à espera de nova orientação ou remarcadas para o segundo semestre, de comum acordo com os que solicitaram. Quanto à celebração dos matrimônios, busque-se o diálogo com os noivos para o possível adiamento.
4) — Redobrar os cuidados com a higienização dos templos e outros recintos paroquiais, disponibilizando álcool em gel para a higienização das mãos.
Em menos de 24h, o DF viu os casos confirmados de coronavírus saltarem de 36 para 84. Confira aqui o que abre e fecha no Distrito Federal nos próximos dias.