metropoles.com

Coronavírus: arquidiocese suspende missas e celebrações no DF

A medida tem validade até 5 de abril, enquanto estiver em vigor o decreto do Governo do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Coronavirus-Igreja-7
1 de 1 Coronavirus-Igreja-7 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A  Arquidiocese de Brasília decretou a suspensão de todas as missas presenciais e demais celebrações, como batismo e crisma, nas paróquias da Igreja Católica do Distrito Federal. A medida vale até 5 de abril, enquanto estiver em vigor o decreto do Governo do Distrito Federal.

Com isso, os católicos ficam dispensados do compromisso de participar das missas. A arquidiocese recomenda que os cristãos permaneçam em oração, em suas casas, e acompanhem as missas transmitidas por meio de rádio, TVs, redes sociais.

O decreto não prevê o fechamento dos templos. Mas recomenda a não realização de cultos e celebrações. A partir destas sexta, as igrejas católicas continuarão abertas para a oração dos fiéis, evitando, porém, a aglomeração. Em tempos de crise, as pessoas tem necessidade ainda maior de assistência espiritual, ressaltou o comunicado publicado no site da arquidiocese.

Os sacerdotes estarão disponíveis para o atendimento pessoal dos fiéis, tomando as medidas de prevenção necessárias.

As seguintes medidas pastorais já estão em vigor :

1) — Suspender os encontros de catequese, cursos de formação, assembleias, retiros, encontros pastorais e quermesses, para evitar aglomeração de pessoas.

2) — Suspender os “mutirões” de confissões. O atendimento das confissões, neste período quaresmal, deve ser organizado, em cada paróquia, de modo a evitar a aglomeração de pessoas, adotando-se as medidas necessárias para preservar a saúde dos
confessores e dos penitentes.

3) — As celebrações dos sacramentos do batismo e de crisma sejam adiadas à espera de nova orientação ou remarcadas para o segundo semestre, de comum acordo com os que solicitaram. Quanto à celebração dos matrimônios, busque-se o diálogo com os noivos para o possível adiamento.

4) — Redobrar os cuidados com a higienização dos templos e outros recintos paroquiais, disponibilizando álcool em gel para a higienização das mãos.

Em menos de 24h, o DF viu os casos confirmados de coronavírus saltarem de 36 para 84. Confira aqui o que abre e fecha no Distrito Federal nos próximos dias.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?