Coronavírus: arquidiocese não fará missa com fiéis em carro no DF
Pelo menos, por enquanto. Instituição católica afirma que não foi consultada sobre decreto liberando celebrações em estacionamentos
atualizado
Compartilhar notícia
A Arquidiocese de Brasília divulgou nota sobre o decreto do Governo do Distrito Federal que autoriza a realização de celebrações religiosas em estacionamentos das paróquias, enquanto os fiéis permanecem dentro de seus carros. De acordo com a instituição católica, por enquanto, as missas seguem suspensas para evitar o contágio do novo coronavírus.
Na última sexta-feira (24/04), o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou decreto que libera cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião nos estacionamentos das igrejas e de templos do DF. Entretanto, os fiéis devem permanecer dentro de seus veículos, com distância mínima de dois metros entre cada automóvel.
No comunicado, a Arquidiocese de Brasília afirma que tem mantido diálogo com o GDF para definir as medidas de retomada das atividades religiosas. Porém, admite que a instituição “não foi consultada sobre o teor do Decreto nº 40.659, publicado na sexta feira, 24 de abril”.
Veja a nota na íntegra:
Arquidiocese de Brasilia by Leonardo Meireles on Scribd
De acordo com o órgão católico, a recomendação é para que os padres aguardem as definições de medidas pastorais a serem adotadas. Por enquanto, valem as regras divulgadas no dia 20 de março. Naquela data, foram suspensas todas as missas presenciais e demais celebrações, como batismo e crisma.
“Na retomada das atividades religiosas, além das deliberações das autoridades de saúde pública, será importante não excluir da participação, nas missas, as pessoas que não possuam veículos e observar as normas litúrgicas estabelecidas pela igreja”, detalha a nota.
Por enquanto, para não deixar os fiéis sem missas, a Igreja Católica tem apostado nas transmissões on-line. Os padres, inclusive, falam de aumento da participação nesse tipo de celebração. Uma das preocupações era referente à Semana Santa, data mais importante para a religião.
No Distrito Federal, a maioria das paróquias criou links em diversas mídias para que houvesse o acompanhamento dos quatro dias de eventos. O Instagram tem sido um dos principais meios para a transmissão de missas e cultos nesses tempos de isolamento social.