metropoles.com

Coronavírus: Adasa adia aumento da conta de água para outubro

Como a leitura dos hidrômetros está comprometida, durante a crise, cobrança será pela média dos 12 meses anteriores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Julia Bandeira /Metrópoles
Adasa
1 de 1 Adasa - Foto: Julia Bandeira /Metrópoles

Em função da crise do novo coronavírus, o aumento da conta de água no Distrito Federal previsto para 1º de junho de 2020 foi adiado para 1º de outubro. Durante a crise, a cobrança dos consumidores poderá ser pela média dos 12 meses anteriores.

Segundo resolução da Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), a Companhia de Saneamento Ambienta do DF (Caesb) deve adiar o reajuste tarifário anual. Caso a crise persista até outubro, o aumento será postergado novamente.

O documento foi publicado na edição do Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (27/03). Como a leitura dos hidrômetros está comprometida em função do período de quarentena, a agência autorizou a cobrança pela média do consumo dos últimos 12 meses.

A resolução é assinada pelo presidente da Adasa, Paulo Salles. O aumento do desemprego e a depressão da economia durante o isolamento social respaldaram a decisão.

Calamidade Pública

“A Organização das Nações Unidas reconhece o acesso à água e o saneamento como um direito humano, a preços razoáveis para usos pessoais e domésticas; e que a gravidade da situação comporta medidas regulatórias urgentes para a mitigação dos efeitos econômicos decorrentes do Estado de Calamidade Pública”, argumentou Salles.

Por outro lado, a Caesb fica autorizada a cobrar a restituição dos impactos financeiros do adiamento, após o fim do período de emergência.

Para 2020, além do reajuste anual, a Adasa também tinha proposto um novo cálculo da tarifa de água. A ideia era que quem consome menos água pague menos e vice-versa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?