metropoles.com

Coronavírus: a pedido do MPDFT, GDF terá site para contratos

A medida tomada pelo GDF, a pedido do MPDFT, visa facilitar a localização e a fiscalização de processos emergenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os contratos e aquisições voltadas ao combate da pandemia de coronavírus serão disponibilizados em ambiente separado no site do GDF para facilitar a localização e a fiscalização de iniciativas empreendidas em caráter de urgência. A medida atende a uma solicitação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O MPDFT também pediu acesso ao sistema que armazena documentos relativos a licitações, contratos e aquisições. A Secretaria da Casa Civil concordou em criar um link, com senha específica para acesso de membros do MPDFT. As deliberações foram temas de reunião realizada nesta quinta-feira (02/04), na Casa Civil, entre integrantes do Ministério Público e secretários do GDF.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) acompanhou parte do encontro e destacou a importância da colaboração e do trabalho contínuo nesse momento de emergência.

Por parte do MPDFT, estiveram presentes a procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa; o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo; e os promotores de Justiça Clayton Germano e Bernardo Matos.

O encontro teve ainda a presença dos secretários da Casa Civil, Valdetário Monteiro; da Saúde, Francisco Araújo; de Segurança Pública, Anderson Torres; além do presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Jean Lima.

Para Fabiana Costa, que tem se reunido semanalmente com o grupo, o importante é acompanhar os trabalhos que têm sido desenvolvidos nas mais diversas frentes de atuação. “Esse diálogo, que acontece também com outras instituições públicas, permite ao MPDFT obter mais efetividade e celeridade na fiscalização dos serviços, no fomento de políticas públicas e na proteção da sociedade”, destaca.

Eduardo Sabo, que coordena a força-tarefa criada para acompanhar as ações de combate e prevenção ao novo coronavírus, também manifestou preocupação com a agilidade na prestação de informações, que é um ponto importante para a atuação ministerial.

Segundo ele, a sensibilidade do GDF para essa questão pode resolver um problema na parte das recomendações e respostas a ofícios. “Em alguns casos, os promotores precisam esperar até 10 dias para receber uma informação”, explica.

Essa é a terceira reunião que acontece entre membros do Ministério Público do DF e secretários do governo. O próximo encontro está agendado para terça-feira (07/04), às 10h, na Casa Civil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?