metropoles.com

Coronavírus: 30 mil lojas avaliam antecipar férias no DF

Em nota, Sindivarejista afirmou que também discute a suspensão dos contratos de trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) estuda antecipar as férias trabalhistas da categoria por temor ao avanço do novo coronavírus. A decisão levaria a suspensão das atividades de, pelo menos, 30 mil estabelecimentos comerciais, incluindo as lojas dos shoppings.

Um encontro agendado para esta terça-feira (17/03) deve definir o que será feito pelo setor durante o período de suspensão das atividades que promovam grande aglomeração de pessoas, recomendada em decreto do Governo do DF (GDF).

Em nota, a entidade também admitiu discutir a suspensão dos contratos de trabalho. Há, em todo o DF, 101 mil comerciários e pelo menos 2 milhões de consumidores. “A meta é zelar pela saúde diante do cenário tenebroso do coronavírus”, disse o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro

Prejuízo

Como o Metrópoles mostrou, o impacto do coronavírus na economia local é imediato. Segundo levantamento do Sebrae, restaurantes e shoppings tiveram queda de 70% no faturamento durante o fim de semana passado (entre 13/03 e 15/03). E há outros números que preocupam muito o setor produtivo.

O serviço de delivery, por exemplo, apresentou queda de 15%. O segmento de eventos também está em situação crítica. Desde a última quinta-feira (12/03), diversas medidas vêm sendo tomadas para diminuir a transmissão do Covid-19, como o fechamento de academias e museus.

Restaurantes e bares foram orientados a adotar medidas para evitar o contágio e começaram a ver os lucros despencarem.

Segundo empresários, os micro e pequenos empreendedores foram os mais atingidos. O cancelamento de um evento marcado para o fim de semana gerou prejuízo de R$ 380 mil para os organizadores.

Crédito para o setor

Para diminuir o impacto do coronavírus na economia local, o Banco de Brasília (BRB) começará a liberar R$ 1 bilhão de crédito para o setor produtivo na quarta-feira (18/03).

Segundo o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, a liberação do crédito terá tempo de resposta de 72 horas. A taxa é de 0,80% ao mês, com 36 meses de amortização e 36 meses de carência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?