Coren-DF reage após atriz dizer que enfermeiras usam maquiagem para “catar médicos”
Fala da atriz Daniela Escobar sobre a forma como as enfermeiras vão trabalhar revoltou profissionais de saúde do país inteiro
atualizado
Compartilhar notícia
“Elas vão lá pra catar médico e casar”. A polêmica fala foi proferida pela atriz Daniela Escobar durante entrevista para Sérgio Mallandro e Luiz França, do podcast Papagaio Falante. A ex-Global se referia a enfermeiras, que, segundo a atriz, vão maquiadas e com unhas feitas para o trabalho com a intenção de seduzir médicos. A frase despertou críticas entre profissionais de saúde, e o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) publicou nota cobrando retratação. Para a instituição, o discurso reproduz machismo e misoginia contra as mulheres.
Veja o trecho abaixo:
“Essa declaração ultrajante, repugnante e criminosa requer uma retratação urgente por parte da agressora”, rebateu o Coren-DF.
Segundo o conselho, a categoria da enfermagem não admite esse tipo de desrespeito e vai cobrar desculpas. “As profissionais de Enfermagem têm liberdade para se arrumar, se produzir e usar o estilo que desejarem para ser feliz, trabalhar e viver plenamente as experiências pessoais e profissionais que quiserem”, completou.
O Coren-DF ainda lembrou que, em 1950, as atrizes eram massacradas pela sociedade, simplesmente por exercerem a sua profissão. “Agressores faziam insinuações sexuais sobre as artistas sem qualquer fundamento para atacar as mulheres que trabalhavam. O tempo passou e a realidade mudou: hoje, depois de muita luta das mulheres, elas podem votar, trabalhar e viver a vida como desejam”, concluiu.