Copa do Mundo Feminina: veja o que abre e o que fecha no DF nesta 4ª
Seleção enfrenta a Jamaica nesta 4ª feira, às 7h, pela Copa do Mundo Feminina. Serviços públicos funcionarão com horários diversos. Confira
atualizado
Compartilhar notícia
Após dois jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo feminina de futebol, os brasilienses podem preparar a pipoca e a televisão para assistir à partida que poderá garantir às jogadoras uma vaga nas oitavas de final.
A disputa será nesta quarta-feira (2/8), às 7h, contra a Jamaica. Devido ao jogo, os órgãos públicos vinculados ao Governo do Distrito Federal (GDF) terão expediente a partir das 11h.
Caso o time siga para a próxima etapa, os serviços públicos funcionarão da seguinte forma: em dias de partida com início até as 7h30, o expediente começará às 11h. Nos dias de jogos às 8h, o trabalho será a partir das 12h.
Confira como será o atendimento por setor:
Saúde
Excepcionalmente, as unidades básicas de saúde (UBSs) atenderão a partir das 12h, assim como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) dos tipos I, II e AD II, além do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi). Os ambulatórios, as policlínicas, as Farmácias de Alto Custo e as vacinações também estarão disponíveis a partir das 12h.
No caso do Hemocentro, a doação de sangue e o cadastro como voluntário para doação de medula óssea será das 12h15 às 18h, assim como o atendimento no Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias.
Por outro lado, funcionarão de forma ininterrupta os seguintes serviços: emergências dos hospitais regionais; unidades de pronto-atendimento (UPAs); Casa de Parto de São Sebastião; emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (HRan); Caps tipo III e Caps AD III; além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
Hvep
O Serviço Veterinário Público (Hvep) funcionará normalmente nos dias de jogos.
Assistência social
Os restaurantes comunitários (foto abaixo) funcionarão normalmente. O Centro Pop, as unidades de acolhimento, a Unidade de Proteção Social (UPS) e a Central de Atendimento também não terão mudanças nos horários de atendimento.
Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência (Cecon) abrirão após as 11h.
Transporte
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e os ônibus do transporte público coletivo vão operar normalmente. Das 10h às 12h, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) reforçará as viagens das linhas.
Lazer
Todos os espaços culturais funcionarão a partir das 12h, à exceção do Jardim Botânico de Brasília, que abrirá normalmente, das 9h às 17h, e do Jardim Zoológico de Brasília, que abrirá das 11h às 17h.
DF Legal
Os setores de fiscalização e de operações funcionarão normalmente. Apenas as áreas administrativas e de atendimento ao público ficarão fechadas nos horários previstos em decreto.
Na Hora
Todos os postos do Na Hora funcionarão a partir das 11h.
Procon-DF
O atendimento na sede do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), no Venâncio Shopping, seguirá inalterado. Os postos avançados de atendimento do órgão, que funcionam nas unidades do Na Hora e nas administrações regionais, ficarão fechados nos horários previstos no decreto.
Ceasa
As Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) funcionarão normalmente.
Trabalho
As Agências do Trabalhador abrirão às 11h.
BRB
O Banco de Brasília (BRB) vai manter o horário de atendimento das agências — das 11h às 16h.
Segurança pública
A Polícia Militar (foto abaixo) não fará alterações nos serviços prestados à população pelo telefone 190. O Corpo de Bombeiros Militar atuará com escalas de 24 horas, sem interrupções, para atender a emergências.
Todas as 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil funcionarão em regime de plantão ininterrupto, bem como as duas unidades de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e as duas da Criança e do Adolescente (DCA I e II).
Funcionam como centrais de flagrantes as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.
O Departamento de Trânsito iniciará o expediente às 11h. Os servidores que atuam nas áreas de engenharia e fiscalização trabalharão em escala normal. Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente.
O atendimento da Defesa Civil ocorrerá em regime de plantão. O órgão mantém equipes de técnicos todos os dias, 24 horas. O cidadão pode acionar o serviço pelos telefones 193 ou 199.
Limpeza urbana
As unidades operacionais do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) funcionarão normalmente. Também estarão em operação normal a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem, além das instalações de Recuperação de Resíduos (IRR), transbordo e as gerências de limpeza.
Os papa-entulhos permanecerão abertos para receber resíduos da população.
Água e esgoto
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) terá expediente das 12h às 18h. As equipes de manutenção vão atuar em regime de plantão. O atendimento remoto, por aplicativo, pelo site e pelo telefone 115 funcionarão ininterruptamente.