metropoles.com

Convocar população para deixar isolamento é crime, alerta PCDF

Pratica o crime até mesmo os que incitam por meio de mensagens no celular e nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mirelle Pinheiro/Metrópoles
carro de som
1 de 1 carro de som - Foto: Mirelle Pinheiro/Metrópoles

Carros de som começaram a circular as ruas do Distrito Federal com pessoas convocando os moradores a deixarem o isolamento social. A prática tem gerado reações adversas dos brasilienses. Além dos protestos contrários da população, a conduta pode resultar em autuações da polícia e multa. De acordo com a Polícia Civil do DF (PCDF), o caso se enquadra em incitação ao crime, que tem pena de detenção, de três a seis meses, ou multa.

O delegado Jorge Teixeira explica que pratica o crime até mesmo os que incitam por meio de mensagens no celular e nas redes sociais.

“Existe um crime previsto do Código Penal com pena de até um ano de prisão para quem desrespeitar a quarentena preventiva. Nessa mesma linha, existe outro que é de incitação ao crime e prevê uma pena de até seis meses de prisão a quem incitar por qualquer motivo a população a descumprir o isolamento e sair às ruas”, contou.

“Além do carro de som, incorre na mesma pratica quem propaga a mensagem por redes sociais e celular. Fica o alerta da PCDF. Não cometa esses crimes. Se preserve, tome cuidado e vamos fazer a nossa parte”, acrescentou o delegado.

Dados
Uma pesquisa da empresa de software In Loco constatou que aumentou o número de brasilienses que furam o isolamento. O mecanismo usa programa de georreferência para fazer a estatística.

O Distrito Federal, que liderava o ranking das regiões nas quais as pessoas mais respeitam o isolamento social, foi para segundo lugar nessa quinta-feira (09/04). Agora, está com 53,1% e atrás de Goiás (54,17%). Segundo os especialistas a taxa ideal é de 70%.

O Distrito Federal tem 14 mortes por coronavírus, informou o GDF na tarde dessa sexta-feira (10/04). Há 576 casos de Covid-19 na capital do país,17 em estado grave.

Carro de som
Manifestantes fizeram um ato neste sábado (11/04) a favor do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e da abertura do comércio em meio à pandemia do coronavírus.

Em um trio elétrico, o grupo circulou por regiões do DF, como Águas Claras, e discursou contra as medidas de isolamento social tomadas na capital do país e em estados. “Nós queremos trabalhar”, disse um dos homens no microfone.

“A população do DF nasceu para o trabalho. Sempre foi assim”, afirmou outro. “Vamos lutar contra essas pessoas que não querem trabalhar, querem ficar em casa”, acrescentou.

A “carreata” foi convocada pelas redes sociais. Moradores bateram panelas e buzinaram em reação à manifestação. Esta semana, uma mulher também saiu nas ruas de Águas Claras para pedir que as pessoas furassem o isolamento social.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou o fechamento do comércio, com exceções, até 3 de maio para evitar a proliferação do cornavírus no DFO governo também estendeu o fechamento dos estabelecimentos educacionais (escolas e faculdades) até o dia 31 de maio.

Confira:

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?