Controlador aéreo evita outra possível colisão entre aviões no Aeroporto de Brasília
Essa é a segunda vez em nove dias que o episódio ocorre no terminal da capital. Como medida preventiva, FAB suspende decolagens simultâneas enquanto a investigação estiver em andamento
atualizado
Compartilhar notícia
Um controlador de tráfego aéreo evitou, mais uma vez, o choque entre dois aviões no Aeroporto Internacional de Brasília. O incidente ocorreu por volta das 10h de quarta-feira (2/3), quando um avião da Gol Linhas Aéreas, com destino a João Pessoa (PB), não fez a rota pré-estabelecida e seguiu em direção a outra aeronave, da empresa Avianca, que ia para Goiânia.
Como medida preventiva, as decolagens simultâneas estão suspensas enquanto a investigação do incidente estiver em andamento.A primeira (voo ONE 6291), com destino a Goiânia, decolou da pista da direita cumprindo o perfil do procedimento de subida, ou seja, efetuando curva à direita após a decolagem. A segunda aeronave (voo GLO 1402), com destino a João Pessoa, decolou da pista da esquerda e deveria manter a reta após a decolagem (em cumprimento à Carta de Saída).
No entanto, efetuou curva à direita. Ao perceber a situação, o controlador de tráfego aéreo imediatamente emitiu as instruções necessárias para garantir a segurança dos voos. Desde o ano passado, o aeroporto da capital operava com decolagens simultâneas. Essa é a segunda vez em nove dias que o episódio ocorre no terminal da capital.
Investigação
A Aeronáutica ainda investiga o primeiro incidente ocorrido em 23 de fevereiro, quando duas aeronaves quase colidiram nas mesmas circunstancias. Segundo a FAB, “Caso se confirmem indícios de desobediência às normas aeronáuticas, o processo será encaminhado à Junta de Julgamento da Aeronáutica, que poderá aplicar sanções administrativas”.