Contraprova confirma 1º caso de coronavírus em paciente do DF
Instituto Adolfo Lutz atestou que mulher internada na UTI do HRAN é portadora da nova doença
atualizado
Compartilhar notícia
A mais recente atualização no site do Ministério da Saúde mostra que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Distrito Federal. A paciente é uma mulher de 52 anos internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O resultado da contraprova foi divulgado neste sábado (07/03) pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. Ao Metrópoles, a informaçao foi atestada pela assessoria de imprensa da pasta federal e pelo infectologista da Secretaria de Saúde do DF Eduardo Hage.
O estado de saúde dela, de acordo com o último boletim médico da SES-DF, apontava para um quadro grave. A paciente segue internada em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e necessita de suporte ventilatório para respirar.
Segundo a nota, ela apresenta síndrome respiratória aguda severa, em função de doença crônica adquirida antes mesmo de ter sido internada. A pasta e a unidade de saúde não informaram qual seria esse mal.
A mulher esteve recentemente no Reino Unido e na Suíça e começou a apresentar os sintomas em 26 de fevereiro. Deu entrada no pronto-socorro do Hospital Daher, no Lago Sul, na quarta-feira (04/03), com febre, tosse e secreções. Ao longo da semana, foi transferida para o Hran, unidade referência para casos da doença no DF.
Devido à transferência dela para a UTI na noite dessa sexta-feira (06/03), o andar do Hran onde funcionam 10 leitos de terapia intensiva foi esvaziado para recebê-la. Os pacientes que antes estavam internados no setor precisaram ser realocados em outras unidades de saúde do DF.
Casos
O Ministério da Saúde havia confirmado 18 casos do novo coronavírus no país até este sábado (07/03). O número de casos suspeitos investigados também caiu de 768 para 673. O DF tem 30 casos suspeitos de coronavírus em investigação.