metropoles.com

Contran restabelece prazos para renovação de CNH no DF. Veja datas

Também foram publicadas normas de restabelecimento dos prazos para outros procedimentos adiados ou suspensos pela pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Trânsito
1 de 1 Trânsito - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) restabeleceu os prazos para realização de procedimentos suspensos ou adiados pela pandemia de Covid-19.

As medidas, que valem para condutores habilitados, veículos registrados e infrações de trânsito aplicadas no Distrito Federal, foram divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (9/11).

Com a norma, voltam a valer as penalidades para motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas a partir de 1º de janeiro de 2022.

No entanto, quem tiver documento vencido entre março de 2020 e 31 de janeiro de 2021 deverá renová-lo até o fim de 2022, sem penalidades.

Enquanto o prazo de renovação não tiver sido cumprido, os órgãos fiscalizadores considerarão válidas as CNH e ACC vencidas entre o período, até a nova data de renovação.

“Para fins de fiscalização, consideram-se válidas as CNH e ACC vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento até 31 de dezembro de 2021, até a nova data correspondente para renovação definida no cronograma”, informou o órgão.

A medida também é válida para certificados de cursos especializados e para a Permissão para Dirigir (PPD). O Contran divulgou um calendário para restabelecimento da atualização dos documentos. Veja a seguir.

Cronograma de renovação da CNH DF
Cronograma de renovação da CNH DF
Transferência e multas

Motoristas devem adotar as providências necessárias para efetivar transferência de automóvel, registro e licenciamento de veículos novos adquiridos a partir de 17 de novembro deste ano dentro do prazo regular (30 dias).

Com a regra, também ficam restabelecidos os prazos para apresentação de defesa da autuação por infração de trânsito (15 dias), para identificação do condutor infrator (30 dias) e para apresentação de recursos às notificações de multa (30 dias).

Além disso, a partir de agora, os motoristas deverão seguir o prazo regular para defesa processual e apresentação de recursos em processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação.

Em caso de compra de novos veículos, adquiridos entre 12 de fevereiro e 16 de novembro deste ano, o proprietário deve registrar e licenciar o automóvel até 31 de dezembro de 2021.

Leia a resolução na íntegra:

Resolução Contran Df by Rebeca Borges on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?