metropoles.com

Contra crise na pandemia, Fecomércio-DF lança curso gratuito a empresas

Projeto lançado nesta quinta-feira (20/8) oferecerá aulas e treinamentos para auxiliar companhias afetadas com a crise causada pela Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Comércio
1 de 1 Comércio - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Por meio de videoconferência, o Sistema Fecomércio-DF lançou na tarde desta quinta-feira (20/8) um projeto voltado para oferecer cursos e treinamentos gratuitos para empresários e trabalhadores dos setores do comércio e serviços do Distrito Federal.

O objetivo é contribuir com o empresariado local, para que o setor se recupere da crise econômica causa pela pandemia do novo coronavírus. O lançamento contou com a participação do técnico de vôlei campeão olímpico Bernardinho, que falou sobre superação e motivação.

Bernardinho elogiou a iniciativa, pois, além de verba e financiamento, é necessário que o empresário busque conhecimento. E o projeto abrirá um leque de oportunidades para que as empresas busquem conexões e alianças.

“Estamos em um momento de sobrevivência, [onde é preciso] cortar o que for possível e ao mesmo tempo buscar se reinventar, entendendo seu negócio, buscando ajuda e informação. Esse programa traz coisas interessantes e uma delas é a noção de equipe, de time”, explicou. “A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Todos querem passar por esse momento, mas é necessário se preparar”, advertiu Bernardinho.

Ele também falou sobre a necessidade de motivar a equipe e conectar as pessoas, para que todos superem as dificuldades desse momento juntos.

3 imagens
Senac abre inscrições para cursos técnicos em 7 áreas de atuação
1 de 3

Fecomercio e Sesc fizeram doações para o DF

Jacqueline Lisboa/Metrópoles
2 de 3

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Senac abre inscrições para cursos técnicos em 7 áreas de atuação

Cristiano Costa/Senac-DF

A iniciativa vem em boa hora. Conforme publicado na coluna Grande Angular, do Metrópoles, a crise deflagrada pela Covid-19 resultou no fechamento de 540 lojas e demissão de 2,7 mil trabalhadores só na Asa Sul, de acordo com pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), divulgada nessa segunda-feira (17/8).

No mesmo dia, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) deferiu pedido de liminar para suspensão imediata da validade e da eficácia do termo aditivo assinado entre os sindicatos dos patrões e dos empregados nos setores de hotéis, bares e restaurantes do DF. O acordo permitia demissões mais baratas.

Batizado de “Em frente com a gente”, o projeto de resgate ao setor de comércio e serviços conta com o apoio dos braços locais dos serviços Social do Comércio (Sesc-DF) e Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF). A iniciativa será desenvolvida por meio de parceria entre a Fecomércio-DF e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF).

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, realizou a abertura do encontro digital de lançamento. Ele explica que o projeto busca preparar a cadeia produtiva para o novo momento.

“O ano de 2020 nos reservou o maior desafio de nossas vidas. Sobreviver a uma pandemia que ameaça não apenas à nossa saúde, mas também às nossas empresas e aos nossos sonhos”, afirma Francisco Maia.

“Para seguir em frente é preciso enfrentar o desafio diariamente, buscando formas de se readaptar, mudando as nossas rotinas e a forma de se relacionar. Esse será o nosso desafio, junto com o Sebrae, porque entendemos que este é o nosso papel: estarmos juntos de quem produz, principalmente em tempos de incertezas”, conclui Maia.

Metodologia

Na plataforma do projeto serão ofertadas capacitações a distância, on-line. Além de materiais produzidos digitalmente e disponibilizados aos participantes, como e-books e cartilhas.

Também serão realizadas ações interativas, rodadas de negócios e eventos virtuais, utilizando recursos audiovisuais.

Os temas dos cursos e treinamentos foram elaborados com o objetivo de fortalecer as atividades econômicas e o acolhimento dos empregados, com um mecanismo que permitirá o retorno saudável das atividades. Para participar, os funcionários terão que informar CPF e representantes de empresas, o CNPJ do estabelecimento.

Também participarão da live de lançamento do programa o representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC) no Fórum de Competitividade do Varejo, Rubens Medrano; o superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira; o diretor regional do Sesc-DF, Marco Túlio Chaparro; e o diretor regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?