metropoles.com

Construção da Quadra 500 do Sudoeste é suspensa

Liminar impede obras na área até julgamento final de ação direta de inconstitucionalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Araújo/Agência Brasília
1 de 1 - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A polêmica que envolve a construção da Quadra 500 do Sudoeste em uma área verde caminha para uma solução que agrada aos moradores da região contrários à expansão imobiliária do bairro. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) obteve decisão favorável em ação cautelar na qual pedia a suspensão de obras no local.

A decisão liminar, proferida na quarta-feira (2/11) pelo desembargador Ângelo Passareli, determinou a suspensão de “todo e quaisquer atos tendentes à regularização e ocupação da Quadra 500 do Setor Sudoeste” até o julgamento final da ação direta de inconstitucionalidade (ADI).

A ação, ajuizada em setembro de 2010, questiona na Justiça a constitucionalidade do Decreto nº 32.144/2010, que aprova o projeto urbanístico para a construção da nova quadra.

Histórico
A destinação da área em que seria construída a Quadra 500 estava em discussão na Justiça Federal desde 2006. Tramitava, junto ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, ação civil pública que questionava o Edital de Licitação de Concorrência nº 40/2006, lançado pelo DF para a permuta da área, pois não havia estudos de viabilidade técnica.

Por decisão da Justiça, o processo licitatório foi suspenso e o edital, revogado. Dessa forma, a ação civil públioca foi considerada extinta pelo TRF-1.

Recentemente, a atual proprietária da área (Oeste Sul Empreendimentos Imobiliários S/A) iniciou, segundo a liminar, “providências para iniciar as obras de infraestrutura no local”. Com a decisão obtida pelo MPDFT, todo o processo ficará suspenso até o julgamento definitivo da ADI.

Com informações do MPDFT

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?